• Matéria: Pedagogia
  • Autor: bellamello923gmail
  • Perguntado 7 anos atrás

como voce poderia contribuir para que a formação dos professores (sua e de seus colegas) nao fosse prejudicada?​

Respostas

respondido por: Klayson9099
4

Esse trabalho tem como objeto de estudo, as dificuldades de aprendizagem no ensino fundamental I, da Escola Municipal Damásio Eugênio de Sousa em Jaicós-PI, objetivando analisar essas dificuldades, detectar as causas e fatores que contribuem para a mesma, e saber a quantidade de alunos que sentem essas dificuldades. O estudo foi realizado com base em uma pesquisa bibliográfica que será apresentada na fundamentação teórica, enfocando as ideias de diversos autores da área, visando à compreensão de questões fundamentais sobre a aprendizagem e discutindo as possíveis causas do fracasso escolar e as variáveis que interferem negativamente no desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem. E também uma pesquisa de campo de caráter qualitativo e quantitativo, tendo como instrumento de coleta de dados um questionário que foi lançado aos professores do ensino fundamental I da referida escola, buscando informações acerca do tema em questão. Diversos temas foram abordados no decorrer da pesquisa como: o conceito de aprendizagem, o problema da dificuldade de aprendizagem no Brasil, dificuldades na leitura, dificuldades na escrita. Com base nas respostas obtidas na entrevista, pode-se notar que na Escola Damásio Eugênio de Sousa, há um grande número de alunos que tem dificuldades de aprendizagem, principalmente na leitura, na escrita e na interpretação de textos, também foram apontados problemas como a falta de interesse dos alunos em aprender os conteúdos, a ausência do acompanhamento familiar. Problemas como esses, afetam diretamente o trabalho pedagógico escolar, dificultando assim o processo de ensino aprendizagem dos alunos da referida escola.OBRIGADO (a)

respondido por: suziany63
2

Resposta:

PADRÃO DE RESPOSTA ESPERADO

Como professor de uma escola pública e que não tem orçamento para a formação de professores, criaria um projeto para que a formação não deixasse de ocorrer e, da mesma forma, para que a escola não necessitasse mexer em seu orçamento escasso.

O projeto teria como tema gerador a questão do pensamento sustentável, fazendo com que nós professores refletíssemos sobre o quanto a sustentabilidade pode contribuir para um mundo melhor, onde somos desafiados a se reinventar a partir de objetos e ideias já existentes, além de ser lucrativo, uma vez que não necessitamos de grandes orçamentos, mas apenas de ideias e de criatividade.

Buscaria vídeos na Internet falando de sustentabilidade, coletividade e compartilhamento para subsidiar a formação dos professores. Depois, convidaria dois ou três professores com quem tenho maior afinidade, para juntos organizarmos melhor as ideias da formação e, então, procuraríamos a direção da escola para apresentar a proposta.

A formação seria realizada na própria escola, no mesmo período já previsto no calendário; assim, os alunos já estariam com suas atividades programadas naquele período e não seriam afetados. Sendo realizada na própria escola, poderíamos utilizar os recursos como projetor multimídia e Internet. A proposta seria apresentada a todos os professores pela direção e, a partir desse momento, dividiríamos os papéis para que todos participassem.

Faríamos uma breve pesquisa de outros assuntos relevantes para serem abordados, buscaríamos artigos e outros materiais na Internet que contribuíssem para essa formação. Alguns professores seriam responsáveis por mediar a discussão de cada tema e, para que o debate fosse aproveitado ao máximo, criaríamos um calendário de formação contínua, de modo que, em cada data, um professor fosse o mediador, organizando uma discussão e propondo a troca de experiências a partir de um tema gerador.

Seguindo na linha da sustentabilidade, o coffee break seria colaborativo, de modo que a escola forneceria café e chá e cada professor traria algum alimento, sendo dividido em dois grupos: salgados e doces. Além disso, com o objetivo de promover um momento de descontração e confraternização, haveria, ao fim da formação, o "brechó sustentável", para o qual cada professor traria de duas a três peças que não está mais utilizando, mas em bom estado, para trocar entre os colegas.

Explicação:

Perguntas similares