Flambagem é um fenômeno que ocorre em peças esbeltas (peças onde a área de secção transversal é pequena em relação ao seu comprimento), quando submetidas a um esforço de compressão axial. A NBR 7190/97 classifica as peças comprimidas a partir de seus respectivos índices de esbeltez (λ), em peças curtas, quando λ ≤ 40 , em medianamente esbeltas, quando 40 < λ ≤ 80 e em esbeltas, quando 80 < λ ≤ 140 , fixando em 140 o limite superior de esbeltez admissível. A flambagem é considerada uma instabilidade na qual a peça perde sua estabilidade sem que o material já tenha atingido a sua tensão de limite. Este colapso ocorrerá sempre na direção do eixo de menor momento de inércia de sua seção transversal. A Figura 1 representa o desempenho de resistência de peças estruturais em função do índice de esbeltez da mesma.
Figura 1 - Curva de esbeltez versus esforço de projeto.
ESBELTEZ 01
Fonte: MIOTTO, J. L. (2003). Avaliação dos critérios de dimensionamento para peças comprimidas e flexocomprimidas de madeira. São Carlos-Escola de Engenharia de São Carlos – Universidade de São Paulo.
As asserções abaixo referem-se contexto acima. Analise as afirmativas a seguir e assinale V para verdadeiro e F para falso.
( ) Nos trechos horizontais retilíneos temos a representação de desempenho das peças curtas sob compressão.
( ) O índice de esbeltez influi para o dimensionamento, e no desempenho, das peças curtas.
( ) Para as peças com índice de esbeltez (λ) acima de 40, temos a sua influência direta na limitação de esforços solicitantes.
( ) As curvas representadas na figura acima, expressam o desempenho de peças produzidas pela mesma espécie de madeira, mas com variadas dimensões de seções transversais.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
Escolha uma:
Respostas
respondido por:
80
Resposta:
c.
V – F – V – V. Correto
porgol:
Obrigado
respondido por:
33
Resposta:
V – F – V – V é a correta
Explicação passo-a-passo:
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás