preciso de ajuda sobre o capital financeiro e a expansão imperialista!
2)cite as características do capitalismo financeiro.
3)quais foram os países que iniciaram a expansão imperialista e quais os países que exploraram?
4)qual a saída encontrada pelos europeus para resolver a grave crise econômica que sofreram entre 1873 e 1896?
5)qual a justificativa dada pelos europeus para realizar a exploração da áfrica e da ásia?
Respostas
2- O capitalismo financeiro é um sistema econômico, subtipo do capitalismo, que surgiu no começo do século XX e apresenta como característica principal a subordinação dos meios de produção para a acumulação de dinheiro e obtenção de lucros através do mercado financeiro (ações, produtos financeiros, títulos, derivativos e mercado de câmbio). O capitalismo financeiro está presente na economia mundial até os dias de hoje.
3- Portugal e espanha...foram os principais por serem as maiores potencias maritimas da epoca...e como vc sabe eles so usavam navios... na epoca... foi a america latina e central... e o mexico
4-
A partir da segunda metade do século XIX, com a segunda fase da Revolução Industrial e as suas inovações técnicas e tecnológicas (produção do aço, produção da energia elétrica, invenção do telégrafo e do telefone e fabricação dos automóveis), financiadas pelos capitalistas industriais, o mundo passou por intensas transformações.
A concentração de capitais e a ascensão das grandes indústrias (dos monopólios) tornaram viável o aumento da produção industrial e da industrialização pelo mundo. Porém, o enriquecimento de poucos capitalistas industriais ocasionou o empobrecimento de grande parcela da classe trabalhadora.
Nos meios urbanos e nos meios rurais, nas fábricas e nos campos, as máquinas passaram a substituir a mão de obra humana. Consequentemente, o número de desempregados cresceu acentuadamente; e os salários dos trabalhadores diminuíram. Dessa maneira, grande parcela da população que ficou desempregada e com baixos salários passou a consumir mercadorias industrializadas com menor frequência, retraindo o mercado consumidor.
Nos campos, muitos camponeses empobrecidos passaram a migrar para as cidades em busca de melhores condições de vida. De 1873 a 1896, o sistema capitalista viveu sua primeira grande crise, chamada de Grande Depressão.
A Grande Depressão Capitalista, no século XIX, configurou-se como uma crise decorrente da evolução do sistema capitalista. Essa crise gerou um descompasso entre a superprodução de mercadorias nas indústrias e uma população de trabalhadores sem poder aquisitivo para consumir essas mercadorias (decorrente do aumento do desemprego entre os trabalhadores e da redução dos seus salários).
Em virtude da Grande Depressão Capitalista no século XIX, ocorreram duas principais consequências na economia dos países industrializados: a primeira foi a falência das pequenas e médias empresas e a concentração do capital nas mãos de poucos capitalistas industriais. A segunda consequência da depressão foi a busca de mercados consumidores externos, ou seja, fora da Europa, nos continentes ainda não industrializados, como a Ásia e a África.
Esse fato deu início ao Neocolonialismo europeu, isto é, à partilha do continente asiático e africano pelas grandes potências industriais no século XIX. Era o início da exploração capitalista, da espoliação dos trabalhadores e dos recursos ambientais mundiais.
5- Os europeus se baseavam no conceito do Darwinismo social.
Esse conceito dizia que os povos mais civilizados, mais desenvolvidos
socialmente, deveriam subjugar os demais povos. Esse conceito também foi apoiado
pela igreja, no período de colonização da América, pois eles afirmavam que era
preciso levar a salvação aos povos bárbaros e que não tinha Deus.
Durante o imperialismo, que foi consequência da segunda revolução
industrial. Países como China e Índia foram dominados pelos ingleses, franceses e outros, que impuseram uma comercialização dos produtos
industrializados, enquanto em países da África, o foco era obter matérias
primas.
Marque como melhor resposta ;-)