• Matéria: Biologia
  • Autor: danielgssp5k0c5
  • Perguntado 7 anos atrás

Albinismo faz parte da epistasia(um gene que altera outro) que faz parete da interação genética ou da Pleiotropia(1 ou 2 genes sobrecarregam levando varias caracteristicas)? To confuso pq albinismo é um gene que inibe outro (pleiotropia) mas fala que a epistasia faz parte da interação genetica, mas os dois (I.G e epistasia) são completamentes diferentes.... eai? :/

Respostas

respondido por: barrosluca97
1

Para efeitos práticos (como a resolução de problemas em genética), o albinismo é considerado uma condição autossômica e recessiva, determinada por um par de genes alelos (aa). Por isso, afirma-se que um casal de não-albinos pode ter filhos com essa condição; nesse caso, ambos devem ser heterozigotos (Aa). Já o contrário (albinos tendo filhos não-albinos) seria impossível.

O albinismo mais comum (autossômico e recessivo) é o óculo-cutâneo onde a falta (ou pouca produção) de melanina afeta pele, cabelos, íris e retina (fundo do olho) levando a uma sensibilidade à radiação solar e problemas visuais.

Porém, há vários tipos de albinismo, cada um determinado por uma mutação genética distinta. Pesquisadores chegaram a essa conclusão ao estudarem casais de albinos com filhos não-albinos.

A lógica genética seria a seguinte:

Supondo um albinismo tipo 1, causado por um problema no gene a e um albinismo tipo 2, causado por um problema no gene b, num casal albino onde o homem seja do tipo 1 e a mulher do tipo 2, teremos que:  o homem terá problema no gene a, mas não no b, de modo que seu genótipo será aaBB.  Com a mulher ocorre o contrário e seu genótipo será AAbb.  Os filhos deste casal receberão do pai os genes a e B e, da mãe, os genes A e b. Assim, os filhos desse casal albino terão genótipo AaBb e não serão albinos nem do tipo 1 e nem do tipo 2 (porque para ser albino do tipo 1 era preciso ter dois genes a, e para ser albino do tipo 2 era preciso ter dois genes b).  Mas, como esses filhos são AaBb, embora tenham pigmentação normal, carregarão consigo - e poderão transmitir a seus descendentes - tanto o gene do albinismo tipo 1 (a) quanto o do tipo 2 (b).

Agora lembrando:

Epistasia é a interação gênica onde os alelos de um par de genes (dominantes ou recessivos) inibem a ação dos alelos de um outro par (que pode estar num mesmo par de cromossomos ou não) para determinar uma única característica.

Pleiotropia é o fenômeno inverso da interação gênica em que um único par de genes alelos determina 2 ou mais características simultâneas.

Resumindo, considerando que há mais de um tipo de albinismo pode-se dizer que seria um caso de epistasia recessiva, pois a presença dos pares aa ou bb inibem a manifestação dos genes A ou B (AAbb e aaBB darão fenótipos albinos mas AaBb, não).

Já quanto à pleiotropia não seria o caso, pois o único efeito do albinismo é provocar pouca ou nenhuma produção do pigmento melanina. A sensibilidade às radiações solares e os problemas de visão são efeitos secundários disso.

Espero ter respondido a sua pergunta.  

Perguntas similares