Quem é a figura central representada na obra nossa senhora da Porciúncula? do artista Manoel da Costa Ataíde
Respostas
Manuel da Costa Ataíde,[1] mais conhecido como Mestre Ataíde, (Mariana, batizado em 18 de outubro de 1762 – Mariana, 2 de fevereiro de 1830) foi um militar e celebrado pintor e decorador brasileiro.
Foi um importante artista do Barroco-Rococó mineiro e teve uma grande influência sobre os pintores da sua região através de numerosos alunos e seguidores, os quais, até a metade do século XIX, continuaram a fazer uso de seu método de composição, particularmente em trabalhos de perspectiva no teto de igrejas. Documentos da época fazem frequentemente referências a ele como professor de pintura.
Pouco se sabe sobre sua vida e formação artística e nem todas as suas criações estão documentadas, mas deixou obra considerável, espalhada em várias cidades mineiras. Uma das características da sua expressão era o emprego de cores vivas em inusitadas combinações, que têm sido associadas à exuberante natureza do país; no seu desenho, os anjos, as madonas e os santos apresentam às vezes traços mestiços; por isso é tido como um dos precursores de uma arte genuinamente brasileira. Foi contemporâneo e parceiro de trabalho de Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, cujas estátuas encarnou. Hoje Mestre Ataíde é considerado um dos maiores nomes e um divisor de águas na história da pintura brasileira, e o maior representante da pintura do Brasil colonial.
Resposta:
Características do estilo rococó europeu:
A arte rococó utilizava cores claras para representar cenários fantasiosos, normalmente cenas galantes de namorados ou cenas pastoris visando à distração do observador. Era uma estética refinada com foco na delicadeza e na harmonia entre os elementos, culminando em extremo requinte e sofisticação.
Elementos da arte rococó presentes na pintura Assunção de Nossa Senhora:
Por mais que a pintura da Assunção de Nossa Senhora apresente temática cristã e possa ser associada ao estilo barroco, ela contêm algumas características da arte rococó. Por exemplo, Mestre Ataíde explora cores claras e extrovertidas, como os diversos tons de azuis, vermelhos e amarelos; os elementos decorativos são utilizados com muita sofisticação, evitando-se o exagero; a disposição dos elementos retratados confere suavidade à representação; a pintura de elementos arquitetônicos que dão continuidade à arquitetura da igreja cria um cenário fantasioso apresentando uma cena cristã alegre.
Explicação: