Respostas
Metabolismo: Vias Principais
Metabolismo é um conjunto de processos físicos e químicos que ocorrem nas células, que convertem os nutrientes dos alimentos em energia necessária para o corpo cumprir todas as suas funções vitais, como a respiração, a digestão, a circulação do sangue, manter a temperatura corporal e eliminar o desperdício (através da urina e fezes).
As principais vias metabólicas são:
- Rotas catabólicas. São rotas oxidativas em que a energia e o poder redutor são liberados e, ao mesmo tempo, o ATP é sintetizado. Por exemplo, glicólise e beta-oxidação.
- Rotas anabolizantes. Eles estão reduzindo as rotas nas quais a energia é consumida (ATP) e reduzindo a energia. Por exemplo, gliconeogênese e o ciclo de Calvin.
- Rotas anfibólicas. São rotas mistas, catabólicas e anabólicas, como o ciclo de Krebs, que gera energia e poder redutor, e precursores da biossíntese de quais substâncias oxidativas são formadas.
Metabolismo de Carboidratos, Ciclo Krebs e Fosforilação Oxidativa
São os processos bioquímicos de formação, ruptura e conversão de carboidratos, que são as principais moléculas usadas para fornecer energia, em organismos vivos.
A Glicólise é a via metabólica responsável pela oxidação da glicose para obter energia para a célula. Consiste em 10 reações enzimáticas consecutivas que convertem a glicose em piruvato, para fornecer energia ao organismo.
O ciclo de Krebs, também chamado de ciclo do ácido cítrico ou ciclo do ácido tricarboxílico, é a segunda fase de uma via metabólica, ou seja, uma sucessão de reações químicas, que fazem parte da respiração celular em todas as células aeróbicas.
O NADH e FADH₂ gerados pelo ciclo do ácido cítrico (Krebs) são, por sua vez, usados no terceiro estágio pela fosforilação oxidativa para gerar trifosfato de adenosina rico em energia.
Estrutura de Carboidratos
Os Carboidratos (CH₂O)n são aldeídos e policarbonatos cetônicos. Eles são classificados de acordo com o tipo e número de produtos que são formados quando hidrolisados em meio ácido, e podem ser:
- Monossacarídeos
- Oligossacarídeos
- Polissacarídeos
Oxidação de Glicose a Piruvato
A oxidação da glicose, refere-se às ligações de carbono-carbono, carbono-hidrogênio e oxigênio-oxigênio, mudando para ligações carbono-oxigênio e hidrogênio-oxigênio
A glicólise é uma série de reações que extraem energia da glicose, dividindo-a em duas moléculas de três carbonos chamadas piruvato.
Conversão de Piruvato a Acetil -CoA
A conversão de Piruvato a Acetil -CoA é dada quando, um grupo carboxilo é removido do piruvato e libertado como dióxido de carbono. A molécula de dois carbonos é oxidada e o NAD+ aceita os elétrons para se transformar em NADH. A molécula oxidada de dois carbonos, um grupo acetil, liga-se à coenzima A para formar acetil -CoA
Você pode ler mais em: https://brainly.com.br/tarefa/16549219