Respostas
Glícidos totais é o conjunto de glícidos facilmente solubilizáveis que podem existir nos alimentos por adição ou naturalmente, como: lactose, glicose, frutose, sacarose, maltose, dextrina e amido. Sua determinação é importante para conhecer o valor nutritivo dos componentes digeríveis, para ter conhecimento da composição centesimal e consequente enquadramento nos padrões de alimentos. Em determinados produtos eles podem exercer ação conservadora, de acordo com sua concentração. Exemplo: leite condensado, doce de leite. Na análise de alimentos, a identificação do açúcar ou açúcares presentes quase sempre depende da natureza do produto. E muitos casos, os métodos físicos são suficientes para sua determinação. Em outros casos, torna-se necessária uma separação dos açúcares componentes (por cromatografia) e não obstante, pode-se também fazer uma análise por métodos químicos.
Nesse presente trabalho, será abordado a metodologia do ensaio de Tollens e ensaio de Fehling, com o objetivo de caracterizar uma solução que possui açúcares redutores, utilizando agentes oxidantes relativamente suaves, como Fe3+ e Cu2+.
Testes para identificação de carboidratos e açúcares redutores
Resumo
Existem vários testes aplicados com o objetivo de identificar os diferentes tipos de carboidratos que estão presentes em diversas amostras, principalmente as de alimentos, por exemplo.
Introdução
Açúcares redutores - Definição:
Açúcares com um aldeído ou grupo cetônico livre são chamados açúcares redutores. Entre os testes utilizados podemos citar alguns como, por exemplo, o teste de Molisch, o teste do Iodo ou Lugol e o teste de Seliwanoff.
O teste de Molisch é um ensaio químico para determinar a presença de carboidratos. A solução de ensaio é combinada com uma pequena quantidade do reagente de Molisch em um tubo de ensaio. Após misturar, uma pequena quantidade de ácido sulfúrico concentrado é adicionada lentamente, de modo a formar uma camada. Uma reação positiva é indicada pela aparência de um anel roxo na interface entre o ácido e as camadas de teste.
O teste de iodo ou Lugol é usado para testar a presença de amido. A análise positiva é caracterizada por uma solução com cor azul escuro.
O teste de Seliwanoff identifica o tipo de carboidrato presente em uma amostra. No aquecimento com o reagente de Seliwanoff, cetoses são desidratadas pelo HCl para formar furfurais. Este condensa para formar os complexos de cor vermelha (análise positiva).
Mais sobre o assunto:
https://brainly.com.br/tarefa/3241480