Respostas
Ergonomia é o termo dado para a área de estudo que se encarrega de analisar a relação entre os indivíduos e a maneira como estes realizam seu trabalho, sempre objetivando um melhor desempenho no trabalho aliado à promoção do bem-estar.
A ergonomia é uma importante área de estudo, visto que, ao focar na saúde do trabalhador e nas atividades exercidas especificamente por este, investe em ações que aumentem o bem-estar do funcionário, assim como sua frequência, produção e qualidade de trabalho.
Na prática, ela é o conjunto de regras e procedimentos que estudam a organização do ambiente de trabalho e as interações entre o homem, as máquinas e equipamentos. Seu objetivo é reduzir riscos, atuando nas condições dos espaços físicos da empresa e organização de processos corporativos.
Além de proporcionar conforto para o trabalhador, ela busca prevenir doenças ocupacionais, lesões, dores no corpo e preservação das capacidades físicas e psicológicas do colaborador.
De maneira resumida, podemos entender ergonomia como o estudo da relação que existe entre o homem e a forma como ele executa seu trabalho – presente, inclusive, na legislação por meio da Norma Regulamentadora 17.
Apesar de ser um tema atual, sua história mostra como a preocupação com a adaptação do trabalho ao homem vem de muito tempo atrás. Isso porque ela nasceu oficialmente no século XX, mas desde a pré-história o ser humano busca soluções para adaptar o trabalho e tarefas às suas próprias condições.
A ergonomia, portanto, consiste em possibilitar a uma pessoa realizar uma determinada atividade adequando os recursos e o meio a seu favor.
Os ancestrais pré-históricos do ser humano perceberam que era necessário adaptar armas para garantir a sua sobrevivência, facilitando a caça e a defesa. Também desenvolveram objetos, utensílios e ferramentas para modificar o ambiente ao seu redor.
Mesmo com uma tradição tão longínqua, o conceito de ergonomia foi utilizado pela primeira vez apenas em 1857, pelo polonês Wojciech Jarstembowsky. A partir daí, ele passou a ser explorado não apenas no ambiente de trabalho, mas também nas atividades rotineiras, no esporte e até mesmo no lazer.
espero ter ajudado