Respostas
As doze camadas da personalidade, de acordo com Olavo de Carvalho, se tratam de um conjunto de camadas que formam a personalidade. Isto é, uma camada é uma pequena síntese da personalidade, de forma que se uma for alterada, toda a personalidade sofrerá com as mudanças.
As camadas da personalidade podem ser integrativas, visto que delimitam a personalidade, ou podem ser divisivas, que admite influências externas na personalidade.
Camada 1
Caráter Camada Integrativa. Astrocaracterologia.
Para que exista esta camada, é necessário que haja apenas um corpo, uma vez que não há camada anterior a esta. Assim, a camada 1 surge exatamente no momento do nascimento.
Camada 2
Hereditariedade, constituição, temperamento e estrutura pulsional
Se trata das características biológicas que garantem a existência, como a hereditariedade. Aqui, vários elementos que não são próprios da pessoa acabam influenciando e integrando sua constituição.
Camada 3
Cognição e percepção
Aqui a pessoa abandona um pouco daquilo que foi delimitado pela hereditariedade e se aventura na liberdade da indeterminação, visto que a cognição da pessoa não é diretamente dependente da hereditariedade.
As outras camadas da personalidade são:
- Camada 4: História pulsional e afetiva;
- Camada 5: Ego, autoconsciência e individuação;
- Camada 6: Aptidão e vocação;
- Camada 7: Situações e papéis sociais;
- Camada 8: Síntese Individual;
- Camada 9: Personalidade Intelectual;
- Camada 10: Eu transcendental;
- Camada 11: Personagem;
- Camada 12: Destino final.