Respostas
Raciocínio Lógico-quantitativo
É a área da lógica que versa sobre questões básicas que se relacionam, por exemplo, às operções matemáticas básicas e fundamentais, regras de três ou porcentagens.
Estruturas lógicas
É como denominamos a estruturação de uma dada lógica, pautada em premissas e proposições. Assim, a estrutura lógica é o fundamento do argumento.
Lógica de argumentação: analogias, inferências, deduções e conclusões
Na argumentação, a lógica é essencial. Nela podemos encontrar analogias (que é um argumento pautado em uma dada semelhança entre diferentes fatos ou objetos); inferências (dedução derivada de uma linha de raciocínio bastante linearizada e alinhada com proposições já sabidamente verdadeiras); deduções (semelhante às inferências, mas, em geral, parte de uma aceitação de premissas das quais não se está tão certo quanto à validade); e conclusões, resultantes da análise das premissas.
Lógica sentencial (ou proposicional)
É a lógica das proposições, utilizada com frequência em argumentações. Veja:
A. Todos os homens tem cérebro;
B. Sócrates tem cérebro;
Conclusão: Sócrates é homem.
Lógica de primeira ordem
São um tipo de lógica que fundamenta a matemática. É formada por uma relação de axiomas que proporcionam e sustentam premissas.
Em pesquisas na internet você pode encontrar apostilas de raciocínio lógico em PDF, que abrangem o raciocínio lógico quantitativo para concursos, possibilitando uma melhor compreensão do assunto.
Saiba mais: https://brainly.com.br/tarefa/8159352
Resposta:
Diante de uma situação educacional, a qual os alunos demonstram dificuldades em interpretar e assimilar os conteúdos, elevando o índice de notas baixas, recuperações e repetências, novas medidas metodológicas foram criadas.
O raciocínio lógico está ligado a conceitos capazes de organizar e clarear as situações cotidianas, preparando os jovens para circunstâncias mais complexas. De acordo com o Construtivismo (Piaget), a Matemática ensinada através da imposição de fórmulas, exercícios repetitivos e conceitos limitados, impossibilitam o aprendizado, gerando alunos passivos, desinteressados e com falta de criatividade.
A utilização do raciocínio lógico na formação educacional de jovens gera pessoas criticas com senso argumentativo, e é com essa característica que desenvolvemos alunos capazes de criar, interpretar, responder e explicar situações problemas envolvendo Matemática. A utilização desse recurso metodológico influi em resultados positivos, contribuindo em três aspectos básicos: ler, escrever e resolver problemas. Esses que, após a sequência de estudos lógicos, passam a representar novas sistematizações: aprender a ler bem, aprender a escrever bem e aprender a resolver problemas matemáticos bem, de acordo com vários educadores que trabalham com a metodologia das atividades lógicas.
ESPERO TER AJUDADO VC!! :)
https://youtu.be/4VpaAeBLmr4