7. A ricina, substância tóxica extraída da
mamona, liga-se ao açúcar galactose presente na
membrana plasmática de muitas células do nosso
corpo. Após serem endocitadas, penetram no
citoplasma da célula, onde destroem os
ribossomos, matando a célula em poucos
minutos. O uso dessa substância pode ocasionar
a morte de uma pessoa ao inibir, diretamente, a
síntese de
A) RNA. B) DNA. C) lipídios. D) proteínas.
E) carboidratos.
Respostas
Alternativa d.
As proteínas são extremamente importantes para o organismo vivo. Nossos anticorpos, enzimas, hormônios, noaas hemácias, que transportam o oxigênio que respiramos para nossas células, entre muitas outras, nos permitem viver. Elas são produzidas a partir do material genético das nossas células, nosso DNA, depois da transcrição deste em RNA, que transporta a "receita" das proteínas para que o ribossomo possa fabricá-las.
Os ribossomos são responsáveis pela tradução do RNA em proteínas. Com a destruição dos ribossomos, essas proteínas, que desempenham os mais variados papéis e são as responsáveis pelo funcionamento correto do organismo, não serão produzidas, e então causará a morte do indivíduo
Os ribossomos são destruídos, portanto a ricina inibe a produção de proteínas. Letra D é a correta.
Tradução e os ribossomos
O RNA mensageiro é uma molécula originada no processo de transcrição do DNA. No citoplasma ela é traduzida em proteínas por organelas chamadas ribossomos.
A ricina é uma substância que quando entra em contato com o interior das células, causa a destruição dos ribossomos.
Sem os ribossomos, as células não são capazes de produzir as proteínas, portanto a causa da morte células e, se em abundância, a morte da pessoa.
As proteínas desempenham diversas funções essenciais no organismo, são constituintes estruturais de membranas e enzimas são proteínas também e o corpo humano não funciona sem elas.
Veja mais sobre produção de proteínas: https://brainly.com.br/tarefa/31398057
#SPJ3