• Matéria: Saúde
  • Autor: Borgeshenrick
  • Perguntado 7 anos atrás

A filtração glomerular é regulada, principalmente, por meio da vasomotricidade das arteríolas aferentes e/ou eferentes. Quando ocorre queda de pressão arterial, por exemplo, por perda de volume sanguíneo (hemorragia), o sistema renina-angiotensina-aldosterona é ativado. Dentre os muitos efeitos da angiotensina está a ativação do sistema nervoso simpático, que reduz a perda de líquidos por diminuir a produção de urina pelos rins. Considerando que a noradrenalina liberada pelos terminais simpáticos age nas arteríolas aferentes, assinale a alternativa que apresente o mecanismo de ação do sistema nervoso simpático nos rins para evitar a perda de líquidos do organismo. Alternativas: a) Aumento da filtração glomerular pela vasodilatação da arteríola eferente. b) Redução da filtração glomerular pela vasoconstrição da arteríola aferente. c) Aumento da reabsorção glomerular pela vasodilatação da arteríola aferente. d) Redução da reabsorção tubular pela vasoconstrição da arteríola eferente. e) Aumento da reabsorção tubular pela vasoconstrição dos vasos retos.

Respostas

respondido por: Danas
6

A alternativa E) é a correta.

O que ocorre é o aumento da reabsorção tubular, que é onde há maior reabsorção de líquidos, e a vasoconstrição dos vasos retos.

Esse sistema é ativado sempre que há um problema de pressão, seja por perda de volume sanguíneo ou por diminuição no débito cardíaco devido a alguma doença cardíaca.

Esse sistema compensatório salva a vida do individuo, mas por pouco tempo, pois ele passa a causar danos.

Perguntas similares