Leia o texto a seguir para responder a questão
Separando o joio do trigo
Os três últimos anos da vida política brasileira ficarão marcados pela historiografia como a era das crises institucionais. Notícias diárias sobre escândalos envolvendo políticos e empresários fizeram com que a sociedade colocasse o combate ao crime do colarinho branco na lista de prioridades.
Em contrapartida, nesse pouco tempo de inquéritos e processos produzidos em larga escala já é possível perceber uma série de efeitos colaterais na economia nacional, em especial a quebra de inúmeras empresas e, por conseguinte, demissões em massa.
É preciso, agora, impedir que o futuro próximo não venha se caracterizar pelo colapso social. O clamor pelo encrudescimento das ações que visam à erradicação do crime, especialmente no que diz respeito à corrupção, serviram de pano de fundo para a declaração de guerra aos grupos mafiosos. (Folha de São Paulo, 18 abril 2017)
Com base na leitura do texto, é CORRETO considerar que
Escolha uma:
a. As crises políticas no Brasil passaram a existir nos últimos três anos, uma vez que outrora não existiam casos.
b. Os escândalos produziram efeitos desastrosos para a economia brasileira, que vê uma melhora nos últimos meses.
c. O rigor nas ações para eliminar os crimes, é um dos passos para que no futuro, não ocorra um colapso social.
d. A sociedade brasileira, ciente dos casos de corrupção, está inerte em relação à situação.
Respostas
respondido por:
1
Letra B.
De acordo com o texto, podemos compreender que as crises institucionais (principalmente entre os Poderes Executivo e Legislativo) atingiram diretamente o campo econômico, que foi extremamente afetado pelas palhaçadas dos nossos agentes políticos.
Para comprovar isto, o texto fala do fechamento de várias empresas e demissões em larga escala. Como consequência disto, a economia brasileira ficou bastante fragilizada e com milhões de desempregados, o que contribuiu para a uma grande recessão.
Força e Honra!
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás