Leia o texto a seguir para responder a questão
Separando o joio do trigo
Os três últimos anos da vida política brasileira ficarão marcados pela historiografia como a era das crises institucionais. Notícias diárias sobre escândalos envolvendo políticos e empresários fizeram com que a sociedade colocasse o combate ao crime do colarinho branco na lista de prioridades.
Em contrapartida, nesse pouco tempo de inquéritos e processos produzidos em larga escala já é possível perceber uma série de efeitos colaterais na economia nacional, em especial a quebra de inúmeras empresas e, por conseguinte, demissões em massa.
É preciso, agora, impedir que o futuro próximo não venha se caracterizar pelo colapso social. O clamor pelo encrudescimento das ações que visam à erradicação do crime, especialmente no que diz respeito à corrupção, serviram de pano de fundo para a declaração de guerra aos grupos mafiosos. (Folha de São Paulo, 18 abril 2017)
Conforme Abaurre e Pontara (2006, p. 54) “quando um autor decide explorar o sentido figurado das palavras, faz isso para criar uma imagem específica que provoque um efeito imediato no leitor”. Dentre as opções a seguir, assinale aquela na qual a expressão foi empregada no sentido denotativo.
Escolha uma:
a. Pano de fundo
b. Escândalos
c. Efeitos colaterais
d. Quebra
nathaliarippel:
qual a resposta
Respostas
respondido por:
0
A alternativa correta é a C.
Quando se usa o sentido denotativo de uma palavra, é o seu sentido literal e preciso.
Dentre as opções trazidas, pano de fundo é uma utilização figurativa, pois não há um pano no fundo da situação, mas sim uma fundamentação para ela.
Já os escândalos são uma forma de dizer que existem desvios e atitudes ilícitas.
Por último, nenhuma empresa quebra de verdade, elas somente vão à falência.
Assim, a única alternativa que sobra é efeito colateral, uma vez que os efeitos colaterais dos escândalos são as quebras das empresas. A expressão foi usada em seu sentido literal.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás