(UFU – MG) Assinale a afirmativa incorreta. (A) Enquanto a linguagem do historiador, do cientista, se define como denotativa, a linguagem do autor literário se define como conotativa. (B) A literatura não existe fora de um contexto social, já que cada autor tem uma vivência social. (C) A obra literária não permite aos leitores gerar várias ideias e interpretações, pois trabalha a linguagem de forma exclusivamente objetiva. (D) A linguagem poética é constituída por uma estrutura complexa, pois acrescenta ao discurso linguístico um significado novo, surpreendente. (E) Para o entendimento de um texto literário, é necessário o conhecimento do código linguístico e de uma pluralidade de códigos: retóricos, míticos, culturais, que se encontram na base da estrutura artístico-ideológica do texto.
Respostas
(C) A obra literária não permite aos leitores gerar várias ideias e interpretações, pois trabalha a linguagem de forma exclusivamente objetiva.
A alternativa é incorreta, uma vez que na linguagem literária encontramos uma linguagem subjetiva, isto é, com o emprego de diferentes recursos linguísticos que fazem com que o texto apresente diferentes significados.
Dessa forma, não existe um significado único e exclusivo. Cada leitor pode ter uma interpretação diferente. E é isso que faz com que o texto fique interessante, uma vez que explora a multissignificação, não se restringe a uma única interpretação.
Um exemplo disso é o livro Dom Casmurro. Todas as pessoas têm uma interpretação do romance de Capitu e Bentinho. Será mesmo que ela o traiu?
Abraços!
Resposta:
LETRA C
Explicação:
ESPERO TER AJUDADO