gente alguém me ajuda por favor, tenho que fazer uma pesquisa como lidar com a epidemia no Brasil
Respostas
Nos últimos anos observa-se um aumento de epidemias no Brasil e no mundo. Isso se evidencia, não apenas com a rapidez com que as doenças infecciosas estão se propagando,como também pela resistência a medicamentos que alguns micro-organismos causadores de doenças vem apresentando.
Apenas em cinco anos a OMS identificou mais de 1,1 mil novas epidemias, incluindo de doenças como cólera, poli, gripe aviaria, entre outras. No Brasil, por exemplo, somente nos dois últimos anos houve um aumento considerável de casos de dengue e gripe H1N1, alem do surgimento de surtos de doenças como a Zica e a febre chikungunya além do aparecimento de muitos casos de microcefalia doença ligada ao Zica. Alem disso com cerca de 2,1 bilhões de pessoas viajando de avião por ano há um grande risco de aparecimento e disseminação dessas doenças e de grandes epidemias.
Outro fato revelante é que cada vez mais agentes infecciosos apresentem uma grande resistência a antibióticos, o que apresenta grande ameaça para o controle e tratamento de varias doenças o que de acordo com a OMS é ocasionado pelo mau uso de medicamentos.
Dessa forma, é preciso tanto um cuidado maior da população em relação à automedicação e a prevenção de muitas doenças ,como também que haja um compartilhamento de dados médicos, habilidades e tecnologia entre nações para segurança sanitária, uma vez que as doenças se espalham rapidamente e muitas das vezes existem grandes dificuldade no seu controle e tratamento.