"A pesquisadora Magda Soares possui como fundamento as pesquisas das psicolinguistas Emília Ferreiro e Ana Teberosky e defende que, no percurso de aprendizagem da leitura e escrita e nas fases da escrita, as crianças passam por processos evolutivos de conhecimento que se desenvolvem paralelamente. São eles: desenvolvimento psicogenético, consciência fonológica e conhecimento das letras. " (Webaula 1, Seção 2.)
Respostas
c) F, V, V.
A questão está incompleta, abaixo acrescento o complemento:
“Leia as proposições, marque V para o eu for verdadeiro e F para que for falso e em seguida assinale a alternativa que apresenta a alternativa correta sobre a consciência fonológica:
( ) Fase em que a criança busca a representação para a língua escrita, incluindo as etapas: icônica, garatuja e pré-silábica.
( ) Capacidade de refletir sobre os segmentos sonoros das palavras que pronunciamos.
( ) A criança vai tomando consciência do som das letras e fazendo as associações.
Alternativas:
a) V, V, F.
b) F, F, V.
c) F, V, V.
d) F, V, F.
e) F, V, F.”
Ao analisar as afirmativas, podemos concluir que:
I – Falsa. É a fase que a criança passa a ter capacidade de manipular os sons da língua. Ela percebe que um palavra pode iniciar ou terminar com um mesmo som.
II – Verdadeira. A consciência fonológica caracteriza-se pela capacidade de refletir a respeito dos segmentos sonoros das palavras comunicadas.
III – Verdadeira. Nessa fase, a criança toma consciência aos poucos do som das letras e passa a fazer associações.
Bons estudos!