Historicamente, as campanhas de alfabetização promovidas pelo governo federal surgiram no Brasil com propostas de redução dos elevados índices de analfabetismo que passaram a incomodar os diferentes níveis de governos, desde os anos 30, quando tiveram início os acelerados processos
de industrialização e urbanização do país. (OLIVEIRA; SOUZA, 2012, p. 1).
OLIVEIRA, Letícia Borges de; SOUZA, Sauloéber Tarsio de. História das Campanhas de Alfabetização de adultos: Iniciativas para os moradores do Campo. IX Seminário Nacional de Estudos e Pesquisas – "História, Sociedade e Educação no Brasil. João Pessoa, 2012.
A Campanha de Educação de Adolescentes e Adultos (CEAA), muito embora tenha sido apresentada pelo governo como verdadeira obra de salvação nacional, no que se refere à alfabetização, não conseguiu apresentar resultados satisfatórios em todo território nacional, afinal existiam localidades isoladas no interior do país. É correto afirmar que a campanha (CEAA), desdobrou-se em duas por volta de 1948, ao criar a Campanha Nacional de Educação Rural; compreendendo:
Alternativas:
a)
Ações conjuntas do Ministério da Saúde e do Ministério da Agricultura.
Alternativa assinalada
b)
Oferta de alfabetização apenas aos filhos da elite e de políticos.
c)
Material didático pedagógico de fácil compreensão.
d)
A educação como um círculo vicioso.
e)
A erradicação total do analfabetismo no Brasil.
Respostas
respondido por:
5
a) Ações conjuntas do Ministério da Saúde e do Ministério da Agricultura.
A alfabetização é um tema importante, e com isso, já se pensava no assunto em 1930, em que o governo realizou uma campanha visando o combate a essa situação que ainda atinge o Brasil.
A campanha história do governo federal foi uma ação conjunta do Ministério da Saúde, juntamente com o Ministério da Agricultura para erradicar o problema.
Atualmente trabalha-se muito na alfabetização, a meta é que todas as crianças sejam alfabetizadas até os 8 anos de idade.
Abraços!
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás