Alguém pode me ajudar?
Em uma brincadeira, julia e marcos coletaram, indevidualmente, varias pedrinhas amarelas e pedras que guardaram em sacos plásticos. Ficou acordado que as pedrinhas amarelas representariam os prótrons e as pretas representariam os nêutros de atomos representados pelos sacos.
Em determinado momento, julia disse: "_Olha só! Se vc me der duas pedrinhas amarelas, nossos átomos se tornarão isótopos!"
Marcos, então, respondeu:
"_Sim, mas se vc me der 1 pedrinha preta, nossos átomos se tornarão isóbaros!"
Sabendo-se que Julia tinha 28 pedrinhas amarelas e Marcos 21 pedrinhas pretas, qual é o número de pedrinhas amarelas de Marcos e pedrinhas pretas de Julia, respectivamente?
(a) 30 e 27 (d) 32 e 27
(b) 32 e 28 (e) 32 e 26
(c) 30 e 28
Respostas
Bem simples, vamos lá!!
Creio que a dificuldade esteja sendo em entender essa comparação entre isótopos (mesmo número de prótons) e isóbaros ( mesma número de massa atômica). Entretanto, com um pouco de organização fica fácil de entender.
Temos que:
Se Julia receber 2 prótons de Marcos, eles se tornam isótopos, ou seja, ficam com o mesmo número de prótons, significa que ambos iram ficar com 30, para isso, Marcos deve ter 32 prótons.
Agora, analisando a segunda afirmativa, se marcos ganhar mais 1 neutrôn, eles ficam isóbaros, ou seja, com a mesma massa. Logo, a massa deles seriam 54 u.m. Para isso, a massa do átomo de Julia deve ser 55u.m. pois ao dar 1, passará a ser 54 também.
E como, a massa é igual a soma de prótons e neutrôns, temos que:
55 = 28 + N - > N = 27
Marcos Julia
Pedras Amarelas (Prótons) *32 28
Pedras Pretas (Neutrôns) 21 *27
Massa atômica (P+N) 53 *55
R: (d)
Não se assuste com o tamanho da resposta, ela só está bem mastigada kkk
Bons estudos!!