Conhecimento teórico é um diferencial, conhecimento social é crescimento profissional.
No atual cenário corporativo, cada vez mais é valorizado, principalmente dentre os cargos de liderança, o profissional que tem conhecimento e talento com equipes, células e setores, ou seja, conglomerados de trabalhadores que desempenham a mesma função ou funções similares, em busca do cumprimento de metas conjuntas. Conscientizando-se destas explanações, surge uma pergunta: qual a relevância de administrar conflitos? O autor Ernesto Artur Berg (2011, p.19) apresenta a seguinte resposta:
"Com a crescente globalização da economia as pessoas estão interagindo cada vez mais umas com as outras e as empresas estão sofrendo um processo acelerado de mudanças, o que provoca maiores possibilidades de atritos e divergências. É onde surge a necessidade de administrar conflitos: - Para gerenciar mudanças; - Para dissolver desentendimentos e promover harmonia e interação entre pessoas e grupos; - Para evitar quebra e descontinuidade nos serviços e na produção; - Para aumentar a eficiência como líder de equipe; - Para melhor lidar com diferenças culturais e comportamentais; [...] Logo, a habilidade de gerenciar conflitos é essencial para o êxito da organização e de seus colaboradores."
Sensibilizando-se dos conhecimentos apresentados, imagine o seguinte caso hipotético:
A empresa “Soluções Empresariais SA” trabalha com a prestação de serviços e consultoria para outras empresas, com a missão de solucionar problemas relativos a sistemas operacionais internos e programação multimídia. Todavia, a referida organização nunca desenvolveu seu próprio sistema de níveis de gestão administrativa, concentrando as decisões nos proprietários, porém, após o crescimento exponencial da empresa, surge essa necessidade.
Considerando que a maioria dos profissionais não tem uma separação de funções clara, ou seja, todos fazem “um pouco de tudo”, os proprietários da empresa veem a necessidade de criar setores e determinar suas possíveis lideranças. Porém, a prioridade é por colaboradores internos, dado que a maioria dos funcionários tem o mesmo tempo de casa, então as suas escolhas serão baseadas nos funcionários que tem melhor comunicação com todos, pois os proprietários têm a visão que os “mais carismáticos” serão os melhores gerentes de setor e, obviamente, lidarão melhor com conflitos internos de sua célula.
Assim, você foi escolhido por estes motivos e tem que selecionar outros funcionários do seu convívio para participar do setor em que será responsável por criar programas e sistemas para setores de RH em outras empresas. A princípio sua ideia inicial é chamar os colegas com maior afinidade, porém diante da necessidade de profissionais que entendam de pessoas, depara-se com a realidade de que todos os funcionários tem a mesma formação, são engenheiros de software. Sendo assim, você utilizará para sua escolha uma quantidade restrita de indivíduos, além de alguns critérios que estudou na disciplina de Administração de Conflitos e Relacionamentos.
BERG, E. A. Administração de Conflitos: Abordagens práticas para o dia a dia. Juruá. 2011.
Diante deste cenário, analise os itens abaixo e desenvolva argumentos que apresentará aos proprietários da empresa, para respaldar a escolha dos colaboradores que farão parte da sua equipe.
1) Identifique e descreva quais valores, atitudes e percepções são esperadas para a formação deste novo setor. Justifique sua resposta.
2) Dentro deste ambiente haverá conflitos, provenientes de dinâmicas organizacionais. Sendo assim, como escolher pessoas versáteis neste sentido?
3) Como os conflitos podem ser benéficos para o setor? Explique.
4) Como um bom líder, terá que identificar um conflito quando este ocorre. Quais os indicativos que deverá ficar atento e quais as aptidões que colocará em prática como negociador/mediador desse conflito?
5) Você foi escolhido para ser um líder, já decidiu de que tipo quer ser? Justifique sua resposta.
6) Qual a importância da cultura, do clima e da aprendizagem organizacional, para você como gerente do novo setor? Considera a qualidade de vida no trabalho importante?
7) Como é a melhor forma de lidar com seus subordinados, sendo você um líder?
Respostas
1. Os valores, atitudes e percepções são esperadas para a formação deste novo setor são a proatividade, comunicação, capacidade de gestão, alcance de metas e solução de conflitos e problemas diverso.
2. Para escolher pessoas versáteis neste sentido é necessário avaliar aqueles que mais se destacam em liderar e criar harmonia entre os grupos.
3. Os conflitos podem ser benéficos para o setor ao gerarem argumentos racionais e precisos sobre problemas reais, o que possibilita o enriquecimento de conhecimentos para a resolução de problemas.
4. Os indicativos e aptidões necessários serão a capacidade de percepção de problemas e conflitos da mesma forma que a mediação e resolução; a assertividade na antecipação de eventuais problemas quaisquer também são critérios importantes, além do bom relacionamento.
5. O tipo de líder mais adequado é o situacional, que se adapta à situação.
6. A importância da cultura, do clima e da aprendizagem organizacional é que eles moldam o comportamento e, por isso, será preciso criar todo um ambiente positivo e proativo.
7. A melhor forma de lidar com seus subordinados, sendo você um líder é tratando-os com respeito e de maneira empática e ao mesmo tempo justa, sendo honesto e cobrando resultados e posturas adequadas quando for necessário.
Abraços!