• Matéria: Matemática
  • Autor: lgiovanicostap8dxad
  • Perguntado 7 anos atrás

“Em 1874, o ministro João Alfredo, com o Projeto de Reforma da Instrução Primária e Secundária no Município Neutro, levantou a discussão no parlamento do Império. Durante a apresentação, destacou que, diferentemente do que ocorria em outros países onde havia um ministério especial destinado aos assuntos da instrução, o ensino popular no Brasil encontrava-se disseminado por todas as províncias com uma diversidade de leis incalculáveis, afastando a possibilidade de se decretar um sistema geral e uniforme para todo o Império face às atribuições do Ato Adicional [...]”. Após a avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ROSSI, Ednéia R.; RODRIGUES, NEVES, Elaine F. Maria (orgs.). Fundamentos históricos da educação no Brasil. 2ª ed. Maringá: UEM, 2009,São Paulo: Ática, 2010. p. 79. Considerando o fragmento acima e o livro-base Constituição histórica da educação no Brasil sobre a escolarização no Brasil no período imperial, leia as afirmativas a seguir e assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas. I – ( ) A educação básica foi abandonada pelo governo imperial pelo menos até 1834. II – ( ) O colégio Imperial D. Pedro II foi criado para servir de referência às escolas públicas do país. III – ( ) Em 1872 a maioria dos brasileiros era alfabetizada e 50% dos escravos sabiam ler e escrever. IV – ( ) Criaram-se dezenas de escolas normais na metade do séc. XIX por causa dos altos salários dos professores.


albinosd77: NÃO TENHO CERTEZA DA RESPOSTA CORRETA PODERIA ME AJUDAR. OBRIGADA

Respostas

respondido por: priscilasm2
0

Considerando o fragmento acima e o livro-base Constituição histórica da educação no Brasil sobre a escolarização no Brasil no período imperial, temos o seguinte

I – ( V ) A educação básica foi abandonada pelo governo imperial pelo menos até 1834.  A política imperial de educação, delineada a partir do Ato Adicional de 1834.

II – (V) O colégio Imperial D. Pedro II foi criado para servir de referência às escolas públicas do país. Primeiro colégio de instrução secundária, criado para ser referência de ensino no Brasil.

III – ( F ) Em 1872 a maioria dos brasileiros era alfabetizada e 50% dos escravos sabiam ler e escrever. Incorreto, o índice de analfabetos escravos eram enormes devido a reflexos da escravidão

IV – ( Falso ) Criaram-se dezenas de escolas normais na metade do séc. XIX por causa dos altos salários dos professores. Falso, as escolas normais foram as primeiras instituições de instrução para mulheres, sendo ponte natural para entrada da mulher no ensino superior e, mais tarde, em todas as esferas de atividade.

Bons estudos!

Perguntas similares