Para o estudo e compreensão da anatomia é necessário ter referências de planos e eixos para nos orientar em relação a parte do corpo humano que está sendo observada. Dessa forma, identifique em ordem sequencial A, B e C na figura abaixo, os diferentes planos: Escolha uma: a. Planos sagital, transversal e laterolateral b. Planos frontal, transversal e sagital c. Planos sagital, transversal e frontal d. Planos frontal, sagital e transversal
Respostas
Como não foi apresentado a imagem para ilustrar o estudo de anatomia faremos referencia aos planos e eixos.
Para entender como é feito essa descrição passamos a descrever as classificações:
1. Plano Sagital: são classificados todos aqueles planos verticais com orientação paralela à sutura sagital do crânio. O plano sagital mediano (ou plano mediano) divide o corpo em duas metades iguais, direita e esquerda.
2. Plano Frontal: são todos os planos verticais com trajeto paralelo à sutura coronal do crânio (ou da “testa”). O plano coronal divide o corpo em duas metades diferentes, anterior e posterior.
3. Plano Transversal: são todos os planos que cortam o corpo horizontalmente. Divide o corpo em duas metades diferentes, superior e inferior.
Os eixos são linhas imaginárias que atravessam os planos do corpo perpendicularmente para possibilitar movimentos.
Classificaremos os eixos, tais quais, como:
A. Eixo Látero-Lateral: estende-se de um lado ao outro, tanto da direita para esquerda quanto o inverso, perpendicular ao plano sagital. Esse eixo também é conhecido como Transversal ou Horizontal. Esse eixo possibilita os movimentos de flexão e extensão. Ex.: Articulação do ombro, do cotovelo, etc.
B. Eixo Ântero-Posterior: estende-se em sentido anterior para posterior, perpendicular ao plano frontal. Esse eixo também é chamado de sagital. Esse eixo possibilita os movimentos de abdução e adução.
C. Eixo Longitudinal: estende-se de cima para baixo (ou vice e versa), perpendicular ao plano transversal. Esse eixo possibilita os movimentos de rotação lateral e rotação medial.
Resposta:
sargital
Explicação: