Respostas
As ligações químicas são classificadas em três tipos: iônica, covalente e metálica. A ligação iônica é um processo de transferência de elétrons entre os átomos, ou seja, um átomo cede elétrons enquanto outro recebe elétrons para alcançar a estabilidade.
As ligações químicas estão classificadas em três tipos: ligação iônica, ligação covalente e ligação metálica.
A ligação iônica é quando há a transferência de elétrons entre os átomos. Um átomo dá elétrons enquanto outro recebe elétrons para alcançar a estabilidade. A iônica ocorre entre metais e não metais. Exemplo: fórmula iônica (Na+CI–) ou molecular (NaCI).
Já na ligação covalente há o compartilhamento de elétrons. Pode ser de dois tipos: comum ou coordenada.
Na ligação covalente comum, se dá pela sociedade de elétrons fornecidos por ambos os átomos e pode haver o compartilhamento de um(ligação simples), dois(ligação dupla) ou até três(ligação tripla) pares eletrônicos. Exemplo: H-H, O=C=O, N≡N.
Na ligação covalente coordenada, esse compartilhamento de elétrons é formado por par eletrônico que vem apenas de um átomo participante da ligação. Exemplo: SO2(dióxido de mono enxofre).
Na ligação metálica, os átomos liberam seus elétrons mais externos. Uma característica é que possuem poucos elétrons em sua última camada os elementos metálicos. Sendo assim, perdem elétrons.