O trabalho com a Educação de Jovens e Adultos (EJA) leva em consideração a realidade do educando, suas experiências, opiniões e sua história de vida. Nesse sentido, educador e educando mantém uma relação, segundo Paulo Freire, dialógica. Desse modo, a alfabetização ocorre para além do campo cognitivo. Ela deve acontecer, também, nos âmbitos social, cultural e político.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 2005.
Sobre este assunto, leia as afirmativas a seguir:
I. A descrença da possibilidade de intervenção na realidade é alimentada pelas cartilhas e manuais escolares, que colocam homens e mulheres como observadores passivos.
II. Segundo os estudos de Paulo Freire, a visão ingênua que os indivíduos têm da realidade torna-os submissos, na medida em que, não sabendo que podem transformá-la, sujeitam-se a ela.
III. O pensamento de Paulo Freire rompeu com a relação cristalizadora de dominação, buscando pensar a realidade dentro do universo do educando, considerando, assim, a linguagem e a história da coletividade.
IV. A partir do sistema de ensino desenvolvido por Paulo Freire, educador e educando interagem, podendo, assim, criar novos métodos de aprendizagem por meio dos quais o alfabetizador trabalha o conteúdo a ser ensinado.
Está correto o que se afirma em:
a. I, II, III e IV.
b. II, III e IV, apenas.
c. I e II, apenas.
d. II e III, apenas.
e. I, II e III, apenas.
Respostas
B- II, III e IV apenas
Alternativa B está correta.
As cartilhas acabam colocando o aluno na posição das escolas tradicionais, não sendo esse o principal objetivo de Paulo Freire que é formar educandos autônomos para atuar em sociedade, não sendo passivos.
Seguindo essa lógica, o ensino de jovens e adultos não tem a intenção de promover modelos para estimular a competitividade pois ele é uma forma de ensino agregadora.
Para finalizar, devemos considerar que nosso sistema de educação mesmo com um direcionamento interessante ainda é falho, e, necessita de investimentos completos na educação e em outros setores que interferem diretamente o papel do profissional e do aluno, como melhores salários, assistência médica e até mesmo segurança, para que nossa Lei seja cumprida corretamente como está escrita em documento.