Para que o ensino seja realmente inclusivo, uma série de ações precisam ser levadas em consideração, seja pelos professores, pais, alunos ou toda a comunidade escolar, pois a inclusão deve ultrapassar as barreiras da sala de aula, inserindo todos os indivíduos enquanto cidadãos no meio social. Sobre o assunto, analise as afirmativas que seguem: I. O conhecimento e a valorização das diferenças como algo positivo não está presente na educação inclusiva. II. Oferecer oportunidades de acesso e de permanência na escola, com igualdade e equidade é parte do que confere ao ensino inclusivo. III. Identificar as potencialidades e dificuldades de cada aluno, adaptando as práticas pedagógicas para que o desenvolvimento aconteça é papel fundamental da inclusão nas escolas. IV. Cabe aos profissionais da educação o respeito à autonomia e às particularidades dos estudantes para que não somente o desenvolvimento de cada um, mas a inclusão se efetive. É correto o que se afirma em:
Respostas
c. II, III e IV, apenas
O atendimento educacional especializado (AEE) é essencial para o aluno, uma forma do mesmo continuar aprendendo. O atendimento é uma forma de complementação, lembrando que nunca deve substituir a educação formal.
Todos merecem ter acesso a educação. Para isso, a escola deve oferecer uma estrutura arquitetônica e visual para os alunos, com deficiência física e auditiva.
Para os alunos surdos, o ideal é o oferecimento de Libras.
Estude também sobre a Declaração de Salamanca que foi fundamental para a educação inclusiva https://brainly.com.br/tarefa/20455867.
Bons estudos!
Resposta:
c.
II, III e IV, apenas.
Explicação:
I. O conhecimento e a valorização das diferenças como algo positivo está presente na educação inclusiva. (se estivesse escrita desta forma estaria correto, mas na questão está errada).
II. Oferecer oportunidades de acesso e de permanência na escola, com igualdade e equidade é parte do que confere ao ensino inclusivo.
III. Identificar as potencialidades e dificuldades de cada aluno, adaptando as práticas pedagógicas para que o desenvolvimento aconteça é papel fundamental da inclusão nas escolas.
IV. Cabe aos profissionais da educação o respeito à autonomia e às particularidades dos estudantes para que não somente o desenvolvimento de cada um, mas a inclusão se efetive.