durante a guerra fria, o mundo estava dividido de uma forma diferente da que conhecemos hoje. Explique como era essa divisão e porque o brasil era considerado um país de terceiro mundo?
Respostas
Antes do surgimento da URSS (União Soviética) o Estados Unidos era a principal potência do mundo. Assim com o surgimento da URSS foi criado o segundo mundo, ou seja o segundo centro de poder. Criando assim a regionalização em 1º,2º e 3º mundos. O Brasil era considerado de terceiro mundo por não se alinhar com o primeiro e nem o segundo mundo.
Resposta:
Um muro que divide o mundo
O grande símbolo da bipolaridade existente na época da Guerra Fria foi o Muro de Berlim.
Na verdade, a Alemanha foi dividida em dois países. Um a República Federal da Alemanha (capitalista) e o outro República Democrática Alemã (socialista).
O muro dividia a cidade de Berlim ao meio e simbolizava a divisão do mundo em duas ideologias. São dois sistemas e duas realidades.
Um dos conflitos militares em que as duas potências tiveram participação indireta foi a Guerra da Coreia.
Ocorrida entre 1951 e 1953, a guerra se baseou na disputa entre dois extremos. A parte norte (socialista e apoiada pela União Soviética) e a parte sul (capitalista e apoiada pelos Estados Unidos).
PARA SABER MAIS: https://conhecimentocientifico.r7.com/como-a-guerra-fria-dividiu-o-mundo-em-dois-lados-opostos/
Por que o brasil era considerado um país de terceiro mundo?
O Brasil é um país de economia emergente - como eu falei anteriormente -, logo, ele não tem uma baixo ou nenhum desenvolvimento econômico e nem está no patamar de países desenvolvidos, pois esses devem ter um padrão alto no IDH, PIB, por exemplo