Respostas
Simples.
Velocidade instantânea como o próprio nome sugere, é a velocidade no INSTANTE referido.
Imagine o seguinte:
Um carro viaja do Rio até São Paulo. Digamos que o trajeto Rio-São Paulo tenha 100km e foi percorrido em 1h. Isso indica que o carro desenvolveu uma velocidade de 100 quilômetros por hora (km/h) certo? Mas obviamente o carro não passou 60 minutos a 100 por hora no velocímetro, parou em pedágio, freou.
É aqui que entra velocidade instantânea. Queremos saber a velocidade em um exato momento.
Imagine que, no instante T1 você tem uma pista marcada por um duas fitas separadas 100m uma da outra. Quando o carro passa pela primeira fita dispara o cronômetro, quando passa pelo segundo para o cronômetro. Temos agora a velocidade no instante T1. Se diminuirmos cada vez mais essa distância da fita, menor será o tempo cronometrado. Na velocidade instantânea dizemos que Δt tende a 0. Aqui entra um conceito de limite. Que não é assunto do ensino médio.
Vamos colocar isso em um resumo.
Velocidade instantânea, como o nome sugere, é o nome em um determinado instante do trajeto. Quanto menor o tempo da marcação mais preciso é o instante. Logo Δt tende a 0.
A título de curiosidade:
O que você tem que guardar disso é que velocidade instantânea é a velocidade em determinado instante. O calculo utilizando limite é exclusivo do ensino superior.
Espero que o pequeno texto lhe ajude.