Respostas
1-A configuração típica de um computador consiste em três elementos básicos de Hardware:
∙ A unidade de Processamento.
∙ Os dispositivos de Entrada e Saída de dados.
∙ Os dispositivos de Armazenamento de dados.
2-A placa-mãe é uma placa de circuito impresso responsável por fazer a interconexão entre os componentes necessários ao funcionamento do computador. Elas são construídas para oferecer suporte aos demais dispositivos, como o processador, as memórias, o disco rígido, etc.
Ela possui componentes básicos, cada qual com a sua função como a BIOS, o chipset e os demais componentes e oferece suporte aos slots de expansão, diversos conectores, entradas, etc.
3-PROCESSADOR: É um hardware que executa instruções em linguagem de máquina de forma eficiente e com finalidades especiais.
Apesar de existirem diversos modelos de processadores há algo em comum entre eles:
1. UNIDADE DE BUSCA DE INSTRUÇÕES: Carrega instruções na memória de alta velocidade (Registradores de instrução).
2. REGISTRADORES: Guardam dados para uso imediato e são compostos por memórias ultrarrápidas.
3. UNIDADE DE CONTROLE (UC): Responsável por gerar todos os sinais que controlam as operações no exterior do CPU, e ainda por dar todas as instruções para o correto funcionamento interno do CPU.
4. UNIDADE DE DECODIFICAÇÃO DE INSTRUÇÃO: Interpreta as instruções carregadas e envia para a unidade de execução.
5. UNIDADE DE LÓGICA E ARITMÉTICA (ULA): Executa as operações básicas (soma, subtração, multiplicação e divisão e comparações lógicas). Além de executar funções aritméticas, uma ULA deve ser capaz de determinar se uma quantidade é menor ou maior que outra, e quando quantidades são iguais e se o número é positivo, negativo ou nulo. Podendo até mesmo executar funções lógicas com letras e com números.
6. CACHES: Armazenam uma cópia dos dados da memória principal e possibilitam acesso rápido às informações.
7. INTERFACE DE BARRAMENTO: Permite a comunicação entre o processador e os dispositivos.
Com isso aprendemos os principais elementos para perfeito funcionamento de um processador.
4-Os subsistemas de memória são constituídos de vários componentes interligados e integrados para atender o processador. São necessários vários tipos de memórias devido à: velocidade crescente do processador.
Memória de acesso aleatório (Random Access Memory) popularmente chamado de RAM é um tipo de memória que permite a leitura e a escrita, utilizada como memória primária em sistemas eletrônicos digitais.
A memória RAM é um componente essencial não apenas nos computadores pessoais, mas em qualquer tipo de computador, pois é onde basicamente ficam armazenados os programas básicos operacionais. Por mais que exista espaço de armazenamento disponível, na forma de um HDD ou memória flash, é sempre necessária certa quantidade de memória RAM e, naturalmente, quanto melhor, uma vez que os programas tendem a se desenvolver com a passagem do tempo e da pesquisa científica.