A desigualdade social é definida por Dias (2014) como uma condição desigual em relação a riqueza, poder ou prestígio. Sendo que todas as sociedades tem algum tipo de desigualdade que a caracteriza.
Sobre desigualdade social, analise as asserções I e II e a relação proposta entre elas:
I. Ainda que a desigualdade social seja uma característica presente em todas as sociedades e seja impossível eliminá-la pode-se buscar a equidade social.
PORQUE
II. Numa sociedade com equidade social todos os indivíduos têm assegurado o direito de se inserir através da atividade econômica e da participação política.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
Escolha uma:
a.
As asserções I e II são proposições falsas.
b.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
c.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I. Correto
d.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
e.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Respostas
Correto: As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
Letra C.
I) CERTO. Até mesmo porque a desigualdade social é um fenômeno que se estende por milhares de anos. Entenda que a desigualdade social é causada pela divisão entre pobres e ricos.
Nesta percepção da realidade, podemos observar que nenhuma pessoa vai abrir mão de suas fortunas (que traz privilégios) para enriquecer outras pessoas.
II) CERTO. Isso ocorre porque a equidade social busca garantir instrumentos que permitam acesso a bens de consumo, educação, lazer e escolha dos representantes políticos.
Veja um exemplo que demonstra bem a equidade social: fornecimento de bolsa integral para o jovem que deseja obter uma formação universitária. Nessa direção, a bolsa integral pode ser comparada a um trampolim, que o coloca em condições de igualdade com outras pessoas.
Dessa forma, a equidade é bem diferente da igualdade.
Espero ter contribuído!