Respostas
respondido por:
6
Som é uma energia que se propaga em ondas. Percebemos os sons porque somos capazes de captar o movimento das ondas sonoras. Todo nosso organismo é capaz de sentir o movimento destas ondas, porém é o ouvido o órgão especializado na captação dos sons e na sua transmissão para nosso cérebro que, de acordo com o sinal enviado, é capaz de identificá-los.
A natureza é rica em sons e, antes mesmo de nascermos, tomamos contato com eles. O homem, como um ser da natureza, também os produz através da fala, do canto, dos movimentos e dos gestos. Bater palmas parece ser um método universal de produzir sons que chamam atenção, indicam satisfação, marcam o compasso de uma música ou dão o colorido a uma dança. Podemos "fabricar" sons utilizando objetos corriqueiros como copos ou pedaços de madeira. Também podemos fazer sons utilizando objetos especializados, os chamados instrumentos musicais.
O desejo de produzir sons sempre esteve acompanhado do desejo de "guardar" sons para poder reproduzi-los posteriormente, só que o conhecimento e a técnica tiveram que evoluir muito até que este desejo pudesse se tornar realidade. Atualmente podemos nos considerar privilegiados: gravamos sons em diversos formatos e podemos ouvi-los em transmissões de rádios e TVs, em reproduções digitais gravadas em CDs, nos i-Pods e no computador. Você consegue imaginar um mundo onde os sons não podiam ser registrados e reproduzidos? Pois é, não faz mais do que 50 anos que isto é possível
Mas, o que é um som? Quais são as qualidades do som? Como um som pode ser produzido, capturado e guardado? Como pode ser reproduzido? A ciência que deu as dicas para que isto pudesse ser feito é a Física.
O ramo da Física que estuda os sons é a Acústica. Esse estudo pode ser dividido em três partes: produção, transmissão e detecção. Vamos abordar inicialmente alguns conceitos básicos, porém imprescindíveis, para facilitar nosso entendimento dos sons e da música
Perguntas similares
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás