Respostas
O que é REGÊNCIA NOMINAL?
Na análise sintática, a regência trata da relação entre dois termos - um conduzindo o outro - na formação do sentido pretendido pela construção.
Há dois tipos de regência: a regência verbal e a regência nominal. Vamos nos ater ao conceito de regência nominal.
Na regência nominal, o termo regente é um nome (advérbio, adjetivo ou substantivo).
Exemplo: "Emílio Inglês de Souza é Bacharel em Direito". Nessa oração, o nome "Bacharel" é o termo regente e tem como termo regido o complemento "em Direito".
O que é CONCORDÂNCIA NOMINAL?
Via de regra, em frases corretamente estruturadas de acordo com a norma padrão da língua, deve ocorrer a concordância nominal, isto é, os nomes (adjetivos, advérbios, substantivos) deverão concordar entre si em gênero e número.
Isto é, se - por exemplo - um substantivo aparecer no gênero feminino e no plural, o adjetivo referente a ele deverá vir também no feminino e no plural.
Exemplo: "Emílio Inglês de Souza utilizou palavras bonitas e adequadas à defesa de sua parte". Nessa oração, o nome "palavras" apresenta-se em concordância nominal (em gênero e número) com os adjetivos "bonitas" e "adequadas". Não é admitido o uso da forma "palavras bonita e adequada", o que é erro de concordância nominal, bem como "palavras bonitos e adequados".
Ainda tem dúvidas sobre qual a diferença entre concordância e regência nominal? Leia mais neste link: https://brainly.com.br/tarefa/5354526.
Exercícios resolvidos sobre CONCORDÂNCIA e REGÊNCIA:
brainly.com.br/tarefa/4947988
brainly.com.br/tarefa/1125975
brainly.com.br/tarefa/1259766
brainly.com.br/tarefa/10255876
brainly.com.br/tarefa/18156486
Espero ter ajudado, um abraço! :)