Respostas
A gestão de projetos e processos é uma das partes fundamentais para que as empresas alcancem o sucesso em suas atividades.
Os processos e projetos são ações que constroem a rotina e o funcionamento da organização. Eles dão sustentação ao trabalho e o propósito da equipe, independentemente do ramo ou do porte da empresa.
Você sabe a diferença entre gestão de projetos e processos, seus conceitos e qual a relação entre eles? Neste artigo, vamos te explicar o conceito de cada um, apontando características individuais e dando dicas de gerenciamento.
Continue a leitura para saber como fazer uma boa gestão de projetos e processos fundamentais para o crescimento do seu negócio!Tipos de processos nas empresas
Agora que você já sabe a diferença entre gestão de projetos e processos, vamos exemplificar alguns dos tipos de processos existentes nas organizações. São eles:
1- Processos primários/essenciais:
São os processos considerados mais importantes, por entrarem em contato direto com o cliente. Eles são os mais valiosos de uma organização porque têm como objetivo entregar valor a esses clientes. São eles, também, que fazem a ponte entre empresa e mercado. Por isso, precisam ser executados da melhor maneira possível.
Os processos primários estabelecem a percepção de valor que os clientes têm da empresa. Portanto, as formas nas quais eles são executados são o que definem como o público enxerga a empresa, de acordo com sua missão, seus valores e sua promessa de serviço.
2- Processos de apoio/suporte:
Estes são os processos que complementam os processos primários. Eles são formalmente estabelecidos e oferecem o apoio e o reforço que os processos essenciais necessitam.
A diferença entre esses tipos de processo e os primários é que eles estão necessariamente ligados aos primeiros e, por isso, não conferem valor ou relacionamento direto ao cliente.
2- Processos gerenciais/de gestão:
Estes processos são os que coordenam as atividades dos processos anteriores. Eles também são formalmente estabelecidos e não oferecem valor ao cliente diretamente.
Seu principal objetivo é medir, monitorar e controlar os processos, de forma com que eles aconteçam da maneira mais eficaz e benéfica para a empresa. Os processos de gerenciamento do negócio têm influência direta no controle da qualidade e, consequentemente, na produtividade.