Respostas
A peneiração é uma operação unitária, que consiste na separação de partículas sólidas em frações de granulometria diferente, por passagem através de peneiros ou crivos. Pode assim separar-se por exemplo grãos maiores de outros mais pequenos, com o auxílio de uma peneira (conhecida também como tamis).
Resumo sobre separação de misturas
A separação de misturas, como o nome indica, consiste em um processo cujo objetivo é separar duas substâncias diferentes. Ao unirmos duas substâncias diferentes, podemos obter uma mistura homogênea ou heterogênea.
Tipos de mistura
As misturas homogêneas são aquelas que foram obtidas a partir da união de dois ou mais componentes que formaram uma solução de fase única. Já as misturas heterogêneas são aquelas que possuem duas ou mais fases, como um copo de água com gelo. Possui apenas um componente, mas que se encontra em estados físicos diferentes, formando duas fases.
Processos de separação de misturas homogêneas
Os principais métodos de separação de misturas homogêneas são a destilação (simples ou fracionada), liquefação fracionada e vaporização.
Processos de separação de misturas heterogêneas
Como processos realizados visando este tipo de separação, temos a filtragem, decantação, dissolução fracionada, funil de separação,ventilação, sublimação, separação magnética, floculação e a peneiração.
Peneiração
A peneiração é um processo bem simples em que, como o nome indica, ocorre uma peneiragem de substâncias sólidas. Utilizam-se peneiras, chamadas de tamises (figura abaixo), para separar duas substâncias sólidas, sendo que a substância mais grossa fica na peneira, enquanto a mais fina a ultrapassa.