Respostas
O que é uma DISSERTAÇÃO?
Um texto dissertativo tem como objetivo construir uma ideia acerca de determinada proposição por meio da articulação de fatos, argumentos e dados empíricos.
Existem dois tipos de textos dissertativos: o argumentativo, que procura defender uma ideia por meio da articulação de argumentos, e o expositivo, mais focado na consistência dos fatos como forma de sustentar o discurso. Aqui, vamos nos ater à redação argumentativa.
Como fazer uma DISSERTAÇÃO ARGUMENTATIVA
A estrutura do texto dissertativo conta com três etapas essenciais à coesão e coerência da tese: a introdução, o desenvolvimento (ou evolução) e a conclusão.
É na introdução do texto dissertativo que o redator situa seu leitor quanto ao tema a ser discutido e quanto à maneira conforme a qual dar-se-á essa discussão.
No desenvolvimento, que pode ser a etapa mais delicada do processo, o autor lança mão de argumentos que favoreçam a legitimidade e a afirmatividade da opinião que pretende defender.
Por fim, espera-se que a conclusão apresente o cumprimento do objetivo pretendido pelo autor na construção da dissertação.
ESTRATÉGIAS de INTRODUÇÃO
Existem algumas estratégias para realizar uma introdução atrativa e bem sucedida numa redação dissertativo-argumentativa. Entre elas, destacam-se o uso de citações filosóficas para apoiar o seu argumento e o emprego de alusões históricas para situar o leitor temporalmente quanto ao tema abordado.
O uso desses artifícios na redação de dissertações agrega valor à obra e ao autor, demonstrando seu domínio eclético dos conhecimentos gerais e sua capacidade de articulá-los à sua tese.
A competência de número 2 da Prova de Redação do ENEM - Exame Nacional do Ensino Médio pontua exatamente essa capacidade do candidato, a de utilizar acontecimentos históricos e, de filósofos, palavras para usar na redação de uma dissertação.
Existe, também, a introdução por flashes. Introduzir uma redação dissertativo-argumentativa por flashes significa iniciá-la por meio do uso de diversas e sequenciais palavras (geralmente, de mesma classificação morfológica) relacionadas ao tema abordado.
Tomando como exemplo o tema da redação do ENEM "Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil", poderíamos com base nele elaborar a seguinte introdução por flashes: "Bebida. Imprudência. Acidente. Ferimento. Sequela. Morte. O que levou à implantação da Lei Seca no Brasil e que efeitos ela obteve sobre o trânsito de automóveis no país?".
ESTRATÉGIAS de CONCLUSÃO
Para concluir um texto dissertativo-argumentativo, o autor pode optar pela maneira que melhor lhe convir. Os principais estilos de conclusão encontrados em dissertações argumentativas são a retomada da tese e a apresentação da proposta de intervenção.
A retomada da tese consiste em, dados os argumentos, reforçar a ideia apresentada na introdução e levantar quanto a ela questionamentos a ser refletidos pelo seu leitor.
A apresentação da proposta de intervenção é um estilo mais clássico de conclusão, solicitado ao aluno na Prova de Redação do ENEM. Ela consiste em, mediante os dados, fatos e argumentos defendidos na dissertação, sugerir medidas a serem tomadas quanto à resolução de um empasse ou atenuação de uma problemática.
Exemplos de DISSERTAÇÕES ARGUMENTATIVAS
brainly.com.br/tarefa/18173301
brainly.com.br/tarefa/19543250
Espero ter ajudado, um abraço! :)