Respostas
O que é transição demográfica?
Na prática, a teoria da transição demográfica é um conceito responsável pela descrição de como ocorre o crescimento populacional, sendo que as suas causas são o aumento das taxas de natalidade, avanços tecnológicos no campo da medicina, desenvolvimento econômico, entre outros fatores.
Crescimento populacional
A teoria da transição demográfica explica como ocorre o crescimento populacional, demonstrando como ocorreu o boom populacional dos anos 1800 até os dias atuais, sendo que nos últimos 200 anos a população mundial partiu de pouco mais de 1 bilhão para 7,6 bilhões de habitantes.
As fases da transição demográfica são:
Fase 1: ocorre grandes taxas de natalidade juntamente com altas taxas de mortalidade, sendo que a mortalidade infantil e de crianças no geral é alta. Doenças e fomes são os principais fatores. Ela ocorre antes do processo de industrialização.
Fase 2: há uma queda crescente nos índices de mortalidade, aumentando a expectativa de vida da população. Há melhorias na medicina, condições sanitárias e desenvolvimento econômico.
Como problemas há a superpopulação, o desemprego e alta taxa de natalidade. É a fase atual dos países subdesenvolvidos.
Fase 3: acontece uma diminuição nas taxas de natalidade em função dos métodos anticoncepcionais, o aumento dos custos de vida nas cidades e resultando em um crescimento populacional consideravelmente lento.
Fase 4: Tanto as taxas de natalidade quanto de mortalidade são baixíssimas, havendo uma estabilização do crescimento, sendo que ele se torna nulo ou negativo.
Atualmente acredita-se que haverá uma fase 5, onde a mortalidade será maior que a natalidade, gerando o decréscimo da população, como em caso de países europeus como a Alemanha; é algo que assusta negativamente os especialistas.
Descubra o objetivo das conferências ambientais:
https://brainly.com.br/tarefa/20836909