Respostas
Resposta:
As formigas são animais invertebrados que fazem parte da ordem Hymenoptera e da família Formicidade. Assim como as abelhas e os cupins, elas são insetos sociais, ou seja, organizam-se em sociedade e realizam uma divisão de tarefas.
Esses insetos habitam todos os continentes, exceto os polos. Acredita-se que surgiram na planeta durante o período Cretáceo, há mais de 140 milhões de anos, e começaram a se diversificar paralelamente com as plantas com flores há 100 milhões de anos.
Há uma grande abundância de formigas no planeta, o que faz com que elas sejam consideradas o grupo de animais de maior sucesso ecológico, uma vez que representam de 15% a 20% de toda a biomassa animal.
Características das formigas
Anatomia
Os insetos possuem o corpo dividido em três regiões: cabeça, tórax e abdômen. Mas, as formigas possuem uma divisão própria e seus corpos são organizados em três partes: cabeça, mesossoma e metassoma.
• Cabeça: nessa região estão localizados os órgãos sensoriais (antenas, olhos, ocelos) e a mandíbula;
• Mesossoma: nessa região são encontradas as pernas e asas, quando existem. Em cada perna há uma garra, que auxilia a formiga a escalar e se pendurar em objetos;
• Metassoma: composto pela cintura e gáster. Neste último, estão as aberturas anais, do aparelho reprodutivo e a glândula responsável pela comunicação.
Alimentação
Esses insetos possuem uma dieta variada, mas a depender da fase de desenvolvimento alguns alimentos são mais consumidos que outros. Por exemplo, as larvas necessitam de dieta rica em proteínas, enquanto as adultas buscam mais por carboidratos.
Grande parte das formigas são onívoras, isto é, nutrem-se com vegetais, animais ou restos de alimentos humanos. As carnívoras comem animais mortos e secreções de insetos vivos. Já as herbívoras se alimentam principalmente de seiva, néctar ou fungos.
Reprodução
Apenas as formigas rainhas e os machos possuem asas, característica essencial para o processo de acasalamento no ar. Quando o macho fecunda a rainha, ela deposita seus espermatozoides em um reservatório interno chamado de espermateca. Após a cópula, as asas delas caem. Quando chegam ao chão, elas procuram um local seguro para depositar os ovos e então formam uma nova colônia no formigueiro.
Inicialmente, os ovos colocados pela rainha servem apenas para a sua própria alimentação. Os próximos, chamadas de ovos de desenvolvimento, podem se transformar em dois tipos de indivíduos: as fêmeas, que são diploides e os machos, que correspondem aos óvulos não fecundados, consequentemente, haploides.
Todas as formigas têm o mesmo ciclo de desenvolvimento e passam pelas fases de ovo, larva, pupa e adultos. Contudo, na fase larval acontece a divisão de castas e fêmea se tornará rainha em função da maior quantidade e qualidade do alimento recebido.
so a formiga rainha bota os ovos.