Respostas
Estar mais disposto a assimilar, afetivamente ou intelectualmente o sentimento de outra pessoa. Essa é a principal característica da empatia, virtude cada vez mais necessária em tempos de rotina atribulada e relações fragilizadas.
Uma pessoa empática consegue deixar o egocentrismo de lado para entender o ponto de vista do próximo. Essa pessoa não precisa, necessariamente, ser fã de alguém, mas deve respeitar o próximo, assim como gostaria de ser respeitada. Dessa maneira, é possível estar mais próximo das pessoas.
Ser flexível e disponível para conversar é fundamental, principalmente, para ouvir o outro, não apenas para falar o que quer.
Além disso, a empatia torna as pessoas mais humanas e conectadas entre si. Isso acontece quando as pessoas se doam mais umas às outras. Elas se sentem realizadas e gratas, estabelecendo conexões sinceras e amando no significado pleno desse sentimento, pois conseguem enxergar o outro e não apenas a si próprias. Percebem que todos os que a rodeiam são importantes.