• Matéria: Geografia
  • Autor: milenemaiolibrp41hyn
  • Perguntado 7 anos atrás

Para muitas pessoas, especialmente as minorias étnicas e os povos indígenas, o patrimônio imaterial é uma fonte de identidade e carrega a sua própria história. A filosofia, os valores e formas de pensar refletidos nas línguas, tradições orais e diversas manifestações culturais constituem o fundamento da vida comunitária. Num mundo de crescentes interações globais, a revitalização de culturas tradicionais e populares assegura a sobrevivência da diversidade de culturas dentro de cada comunidade, contribuindo para o alcance de um mundo plural. (Patrimônio cultural imaterial. Disponível em: . Acesso em: 23/02/2019.)

A respeito da relação entre identidade, patrimônio imaterial e preservação, assinale a alternativa CORRETA:

a.
Somente no núcleo dos objetos comuns é que uma sociedade se constitui plural. A diversidade ritualística dos povos islâmicos, por exemplo, configura uma relação com um processo de destilação politeísta.

b.
Patrimônio, preservação e identidade dialogam intensamente no sentido de fomentar possibilidades de cunho sócio-historiográfico.

c.
Identidade de um povo necessita da oralidade para sua manutenção. Nesse sentido, os processos de registro histórico, nas sociedades não letradas, determinam a validade dos fatos.

d.
A pluralidade do mundo expressa em seus produtos culturais está evidente no mundo globalizado. Sociedades de relevante produção cultural e que, inseridas em contextos tecnológicos que garantam sua preservação, são mais visíveis que outras que ainda não dominam formas significativas de registros.

e.
A partir de um ângulo que considera a vinculação do processo de construção da pluralidade cultural, principalmente pela transculturalidade, a emergência de novas formas de manifestações culturais passa a figurar a imposição de uma cultura sobre a outra.


milenemaiolibrp41hyn: por favor me ajudem
jcmazzali: Patrimônio, preservação e identidade dialogam intensamente no sentido de fomentar possibilidades de cunho sócio-historiográfico.

Respostas

respondido por: Sabrinaalmeid4
76

b.  Patrimônio, preservação e identidade dialogam intensamente no sentido de fomentar possibilidades de cunho sócio-historiográfico.

O patrimônio cultural ou social e histórico é de grande importância para diversos povos, seja como a marca principal suas roupas, ou suas danças e até mesmo o seu jeito de falar ou trabalhar.

Com isso é importante que haja uma preservação, uma contenção e uma proteção do meio permitindo que haja um desenvolvimento e preservação de culturas que por muito tempo era a única opção da maior parte das pessoas.

respondido por: sizinio
45

Resposta correta: Patrimônio, preservação e identidade dialogam intensamente no sentido de fomentar possibilidades de cunho sócio-historiográfico

Perguntas similares