• Matéria: Sociologia
  • Autor: mariaclara8726
  • Perguntado 7 anos atrás

Pesquisa sobre: A teoria de fatos sociais na visão dos sociólogos:


Karl Marx, Emile Durkheim, Max Weber.

Respostas

respondido por: jadeilsonbezerraita
15

Para Durkheim, a Sociologia deve estudar os fatos sociais, os quais possuem três características: 1) coerção social; 2) exterioridade; 3) poder de generalização. Os fatos sociais apresentam vida própria, sendo exteriores aos indivíduos e introjetados neles a ponto de virarem hábitos.

Pela sua perspectiva, o cientista social deve estudar a sociedade a partir de um distanciamento dela, sendo neutro, não se deixando influenciar por seus próprios preconceitos, valores, sentimentos etc.

Weber valorizava as particularidades, ou seja, a formação específica da sociedade; entende a sociedade sob uma perspectiva histórica, diferente dos positivistas.

Um dos conceitos chaves da obra e da teoria sociológica de Weber é a ação social. A ação é um comportamento humano no qual os indivíduos se relacionam de maneira subjetiva, cujo sentido é determinado pelo comportamento alheio. Esse comportamento só é ação social quando o ator atribui à sua conduta um significado ou sentido próprio, e esse sentido se relaciona com o comportamento de outras pessoas.

Weber também se preocupou com certos instrumentos metodológicos que possibilitassem ao cientista uma investigação dos fenômenos particulares sem se perder na infinidade disforme dos seus aspectos concretos, sendo que o principal instrumento é o tipo ideal, o qual cumpre duas funções principais: primeiro a de selecionar explicitamente a dimensão do objeto a ser analisado e, posteriormente, apresentar essa dimensão de uma maneira pura, sem suas sutilezas concretas.

Marx procurou compreender a sociedade moderna focado em sua dimensão econômica, e embora não fosse sociólogo, o seu trabalho foi incorporado, debatido e ampliado por grande parte da Ciências Sociais desde o seu desenvolvimento até os dias de hoje, tornado-se um marco incontornável. É nesse sentido que podemos falar de uma teoria social em Marx.

Essa teoria social começa a ganhar forma na elaboração do seu pensamento filosófico, que teve início num acerto de contas com toda a filosofia de Hegel e com os neo-hegelianos de esquerda. Me ocuparei, obviamente, primeiro de Hegel para depois falar dos neo-hegelianos e então retornar a Marx.

Materialismo e Dialética

O primeiro ponto a destacar de Hegel é a sua redescoberta da dialética como método para se compreender a realidade e a história da humanidade, estabelecendo assim o idealismo dialético. Hegel, tal qual Heráclito, não acreditava que o mundo era estático, que as coisas eram imutáveis e que os seres carregavam consigo uma essência fixa. Pelo contrário, o mundo seria dinâmico, conflituoso, contraditório, em constante transformação, num eterno devir, pois todas as coisas carregariam consigo a sua própria negação.

Perguntas similares