A escravidão foi um fator de tensão entre grupos políticos de diferentes partes dos Estados unidos no século XIX. relacione o crescimento dessas tensões com as transformações sociais e econômicas ocorridas no país na primeira metade do século XIX.
Respostas
A instituição da escravidão era a base econômica dos estados do Sul dos Estados Unidos e era contrária aos interesses econômicos dos estados do Norte, de modo que metade do país precisava dela para existir e a outra metade desejava aboli-la.
Este atrito chegou ao ponto de ebulição quando Lincoln foi eleito presidente daquele país. Contra Lincoln, que era visto no Sul como excessivamente abolicionista, foi declarada a Guerra de Secessão, a mais sangrenta guerra dentro do território americano da História.
Resposta: Com a independência dos Estados Unidos, os estados do Norte e do Sul adotaram modelos diferentes de desenvolvimento econômico. Enquanto o Norte adotou um modelo baseado na industrialização de sua economia, o Sul seguiu utilizando o trabalho escravo na produção de gêneros agrícolas para exportação. O problema é que para o desenvolvimento industrial do Norte era importante promover a abolição da escravidão e garantir que os Estados Unidos passassem a utilizar mão de obra livre. Isso fez com que as duas partes dos Estados Unidos tivessem interesses contraditórios, o que criou uma crescente tensão política no país. A expansão territorial agravou essa questão, já que novos estados afetaram o equilíbrio entre Norte e Sul. É esse contexto que explica o início da Guerra Civil nos Estados Unidos.