Com a integração econômica e com a difusão da informação possibilitadas pela globalização e pelo avanço tecnológico, também a cultura e as identidades culturais estão em trânsito constante. Junto com a informação e com os produtos, o fluxo de valores, ideias, estilos, ou seja, das particularidades de cada país e sociedade é muito grande e veloz. Esse aparato tecnológico possibilita um trânsito cultural e identitário, ou seja, torna possível a universalização da cultura e das identidades e a homogeneização das identidades culturais.
PACHECO, J. O. Identidade cultural e alteridade: problematizações necessárias. Revista Espartacus. Disponível em: www.unisc.br. Acesso em: 28 ago. 2014 (adaptado).
De acordo com o trecho citado, no contexto da globalização, a identidade cultural de uma sociedade é
a) afirmada pela preservação dos costumes.
b) aperfeiçoada pela privação de informação.
c) definida pela resistência de transformação.
d) desenvolvida pela separação das comunidades.
e) caracterizada pela uniformização das peculiaridades.
Respostas
respondido por:
7
a) afirmada pela preservação dos costumes.
Conforme o textos nos descreve acerca da identidade cultural, observa-se que a letra A contém as informações mais coerentes com este contexto, de modo que a identidade cultural é fruto da preservação dos costumes.
Desta forma, por mais que as tecnologias contribuam para a conscientização da diversidade cultural, as mesmas são mantidas de forma homogênea, realçando a importância da valorização das diferenças.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás