A regra do filho único na China esteve associada com teorias demográficas, como as ideias malthusianas e principalmente as neomalthusianas.
1. Quais eram as principais ideias das duas teorias? Relacione-as com a política chinesa do filho único.
Respostas
doutrina de Malthus 1766-1834, economista e demógrafo inglês, que exorta à prática da continência sexual voluntária, invocando a disparidade entre o crescimento demográfico e a produção de alimentos.
Teoria Populacional Neomalthusiana ou neomalthusianismo é a atualização da Teoria populacional malthusiana, criada pelo demógrafo, economista e polímata iluminista Thomas Malthus.
essas duas teorias criam que se a população da china cresce-se ainda mais a onda de alimento não seria suficiente para abastecer a demanda da população.
As principais ideias das teorias por trás da politica do filho único na China eram de que a população estava crescendo a um ritmo tão acelerado que não seria possível gerar emprego, renda e alimentos suficiente.
A China viu uma enorme desigualdade social surgir em função do aumento exponencial da população e, por conta disso, surgiu a político do filho único, uma tentativa de barrar esse crescimento acima do normal.