Respostas
Assim como a América do Sul e Central e Ásia, a África também foi colonizada pelos europeus, fato comum entre os citados é que todos foram colônias de exploração. ... Um dos fatos que mais favoreceu o processo de descolonização da África foi sem dúvida a Segunda Guerra Mundial que ocorreu na Europa entre 1939 e 1945.
Entre 1945 e 1970 os territórios africanos e asiáticos que constituíam parte dos impérios europeus passaram por um processo de descolonização (independência política). Ocorreu integralmente entre 1946 e 1975, embora os períodos mais intensos tenham sido entre 1947 e 1948 e entre 1957 e 1965
a Ásia, o processo de descolonização variou de acordo com a região e o tipo de colonização
A independência da península do Hindustão, por exemplo, foi pacífica, graças à liderança de Gandhi, e aceita pela Grã-Bretanha. Deu origem primeiramente a dois países, India e Paquistão, e, depois, a um terceiro, Bangladesh.Na África também houve diferenças:
No norte do continente destacou-se o caso da Argélia, que enfrentou a França em uma guerra sangrenta.
Já na África portuguesa – Angola e Moçambique – a independência foi alcançada através de luta armada.
Na África Subsaariana, a independência da maioria das colônias foi, em geral, pacífica e determinada por meio de pactos. Contudo, o estabelecimento das fronteiras não levou em conta as divisões tribais, o que tem acarretado trágicos problemas decorrentes das lutas entre as etnias.