Respostas
A vitamina D é um hormônio lipossolúvel fundamental para o corpo humano e sua falta pode acarretar uma sequência de complicações.
O hormônio recebeu esse nome, em 1922, após ser o quarto elemento descoberto após as vitaminas A, B e C. Nessa época acreditava-se que a vitamina só poderia ser adquirida através da alimentação. A partir de estudos pesquisadores constataram, em 1970, que a vitamina D era capaz de ser sintetizada pelo organismo. Por esse motivo ela é considerada um hormônio e não uma vitamina.
A vitamina D é fundamental para diversas funções do organismo, entre elas, a conservação do tecido ósseo, controle do sistema imunológico, sendo importante para o tratamento de doenças autoimunes, no método de separação celular, atua na secreção hormonal e em muitas doenças crônicas não transmissíveis, como a diabete tipo 2 e o Alzheimer. A falta dessa substância beneficia 17 tipos de câncer diferentes.
O organismo humano produz cerca de 90% da vitamina D necessária para o corpo, os outros 10 % estão nos alimentos.
A exposição à luz do sol também contribui para a produção desse nutriente, uma vez que a parte B da radiação ultravioleta transforma um precursor em pré-vitamina D ele é velozmente transformado em vitamina D.