Muito tem se discutido no Brasil sobre o Projeto de lei chamado "Escola sem Partido". Sabemos que a Educação tem um papel central no desenvolvimento das sociedades e na construção da cultura de um povo. Com base na leitura dos 5 primeiros capítulos do livro-texto, aponte em que sentido esse projeto se associa a características do fazer pedagógico associado a tendência conservadora em educação e se afasta do que denominou-se de tendência libertadora. Aponte os aspectos que distinguem as duas tendências e seus reflexos para as sociedades como um todo e em especial a sociedade brasileira e como é possível analisar (a luz desses conceitos) o projeto de lei antes referido.
Respostas
respondido por:
29
A "Escola sem Partido" representa uma nova forma da tendência conservadora se expressar, de forma que os alunos não possam se desenvolver criticamente, sob o falso discurso de não se alinharem a "partidos políticos".
Todavia, observa-se que o principal objetivo é formar alunos alienados, o que se contrapõe com o discurso da tendência libertadora, que procura estimular o protagonismo juvenil e o desenvolvimento crítico e consciente dos alunos.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás