Respostas
Atena teve um nascimento singular, que ocorreu às margens do lago Tritonis, na Líbia. Quando Métis, a deusa da astúcia, ia ter uma filha de Zeus, este foi prevenido por Urano e Gaia de que um filho dele e de Métis acabaria por lhe usurpar o trono celeste. Imediatamente, Zeus engoliu a esposa grávida...
Ao sentir que o momento do parto chegava, alertado por uma excruciante dor de cabeça, Zeus chamou Hefesto e lhe pediu que rachasse sua cabeça ao meio com um machado. Dali saiu Atena, já adulta e armada, emitindo um grito de guerra que abalou o mundo. Atena é uma das poucas deusas gregas a conservar a virgindade. Ainda assim, teve um filho com seu parteiro. A deusa fora procurar Hefesto – o ferreiro dos deuses – para que ele lhe confeccionasse novas armas. A visita ocorreu pouco depois de Hefesto descobrir que fora traído por sua esposa, Afrodite. O ferreiro ficou excitado ao ver Atena e tentou agarrá-la. Ela fugiu, mas acabou alcançada. Lutou para desvencilhar-se dele e o ferreiro
Atena era a filha predileta de Zeus, porém quando Métis ficou grávida, Zeus engoliu a esposa com medo de sua filha nascer mais poderosa que ele e lhe tirar o trono, mas para que isso acontecesse convenceu Métis a participar de uma brincadeira divina, onde cada um se transformava em um animal diferente e Métis pouco prudente acabou se transformando em uma mosca, e Zeus a engoliu. Métis foi para a cabeça de Zeus. Mas com o passar dos anos, Zeus sentiu uma forte dor de cabeça e pediu para que Hefestolhe desse uma machadada, foi então que Atena já adulta saltou de dentro do cérebro de seu pai, já com armadura, elmo e escudo.
Atena leva uma lança em sua mão, mas que não significa guerra e sim uma estratégia de vencer, também foi a inventora do freio, sendo a primeira que amansou os cavalos para que os homens conseguissem domá-los. A cidade Atenas era sua preferida já que levou seu nome e onde também se fazia cultos em sua homenagem.
Atena e Poseidon, seu tio, chegaram a disputar o padroado de uma cidade importante, para isso estabeleceram um concurso: quem desse o melhor presente à cidade ganharia a disputa. Poseidon bateu com seu tridente e fez jorrar água do mar e também fez aparecer um cavalo. Já Atena além de domar o cavalo e torna-lo um animal doméstico, também deu como presente uma Oliveira que produzia alimento, óleo e madeira, foi então que ganhou e assim a cidade levou seu nome, Atenas.