uma empresa de limpeza da cidade possui uma Frota de caçambas que são recolhidas entre 16 horas e 17 horas os carros chegam a cada 5 minuntoa de 3 em 3 e exatamente as 17 horaschego cinco carros e o pátio e fechado quantos caçambas possuem essa Frota
Respostas
Resposta:
xplicaçãoHá pelo menos um mês, caçambas cheias de lixo e entulho, principalmente da construção civil, pararam de ser recolhidas em Ribeirão Preto (SP) devido à falta de depósitos para descarregá-las. Segundo o representante dos caçambeiros, aproximadamente 2,5 mil caçambas estão paradas na cidade depois que a Prefeitura interditou as duas Áreas de Transbordo e Triagem (ATT), preparadas para receber o material. A Secretaria do Meio Ambiente informou que um dos locais foi liberado na segunda-feira (24).
Moradores que contrataram o serviço reclamam do transtorno causado pelas estruturas que já estão há mais de 30 dias em frente às casas. “A gente alugou a caçamba, já pagou pelo serviço adiantado e agora a caçamba está aqui. Já acabou a obra e a gente liga para virem buscar e ninguém atende o telefone”, questiona a dona de casa Flávia Cristina Arantes, que pagou R$ 150 para usar a caçamba por uma semana.
Para a doméstica Maria José Faria Silva, o problema dura ainda mais tempo. Já faz um mês e meio que ela precisa lidar diariamente com a sujeira acumulada no local, inclusive recolhendo lixo orgânico jogado no meio do entulho. “Eu tenho que recolher parte do lixo que as pessoas colocam na caçamba para não ficar muito cheiro. Está aparecendo muita barata, que antes não tinha. A gente está incomodada realmente”, reclama.
De acordo com o representante dos caçambeiros de Ribeirão Preto, André Ricardo Leonel, 2,5 mil caçambas lotadas, de 21 empresas, não foram recolhidas no último mês, já que os profissionais não têm onde descarregá-las. No começo de novembro, a Prefeitura interditou as duas ATT do município – ambas na Avenida Mário Covas, no final da Via Norte -, alegando que a capacidade das áreas havia esgotado.
Leonel explica que, embora existam outras duas áreas de transbordo em atividade, elas não atendem algumas empresas e também não possuem capacidade para receber a demanda inteira da cidade. “Jamais a gente consegue chegar com uma dessas caçambas de rua para jogar nesses locais que a Prefeitura insiste em dizer que estão liberados para a gente depositar. A gente não passa nem pelo portão”, explica.
O representante revela que participou de uma reunião na segunda-feira (24) com a Prefeitura, em que a administração afirmou que até o final da semana o problema seria resolvido. “Sabemos que têm umas três áreas novas em processo de licenciamento na Secretaria do Meio Ambiente. Essa documentação foi enviada para a Secretaria há uns 40 dias. Eles falam que já está em fase final de análise".
Liberação
O secretário municipal do Meio Ambiente, Daniel Gobbi, afirmou que umas das ATT da Via Norte foi liberada na segunda-feira, permitindo que os caçambeiros retomem suas atividades. “Uma das áreas interditadas teve uma melhora ambiental e nós liberamos a partir de segunda-feira. Então essa condição nas ruas vai melhorar”.
Segundo ele, uma nova usina de transformação dos entulhos deve ficar pronta em 45 dias, abrindo mais uma área de depósito. “A Cetesb já emitiu uma licença prévia para essa usina em Jardinópolis, então ela está em fase de montagem. Nós acreditamos que em pouco tempo estará operando com todas as condições ambientais, evitando que novas interdições aconteçam”,ão passo-a-passo: