1.O que se entende por política cambial ou comercial?
2.Qual é a diferença entre os conceitos de valorização e desvalorização cambial?
3.Defina qual a diferença entre Produto Nacional (PN) e Produto Interno Bruto (PIB)?
Respostas
1. A política cambial ou comercial se trata de um política econômica que abrange medidas adotadas por um país em favorecimento da moeda nacional.
Dentro desta perspectiva, a taxa de câmbio real (preço da moeda nacional e a relação deste valor com os das moedas no exterior e deve ser adotada de forma que atenda as necessidades atuais da economia, calculada a partir da multiplicação entre taxa de câmbio nominal e preços estrangeiros), é um conceito bem importante, pois a partir do seu valor adotado afeta a política cambial.
2. Os conceitos de valorização e desvalorização cambial envolvem o conceito de taxa de câmbio nominal (que é a quantidade de moeda nacional necessária para adquirir uma unidade de moeda estrangeira).
Temos uma valorização cambial quando há diminuição na taxa de câmbio nominal (diminui-se o número de reais necessários para adquirir uma unidade de moeda estrangeira).
Já a desvalorização cambial ocorre quando há aumento na taxa de câmbio nominal (aumenta-se o número de reais necessários para adquirir uma unidade de moeda estrangeira).
3. O Produto Nacional Bruto (PNB) é a soma de todos os bens e serviços produzidos por empresas nacionais (que podem atuar ou não no Brasil). Já o Produto Interno Bruto (PIB) é a soma de todos os bens e serviços produzidos dentro do território nacional, incluindo aqueles gerados por empresas multinacionais que atuam no país.
Resposta:
A política cambial é um conjunto de medidas que um país adota em sua moeda, visando controlar sua relação com as moedas estrangeiras.
Este tipo de política é feita pelo Banco Central (BACEN) em conjunto com a sua Política Monetária e Fiscal, com o objetivo de adotar as taxas de câmbio mais adequadas.
A política cambial pode acontecer, por exemplo, quando o governo deseja controlar a inflação do país, ou quando deseja expandir a economia, realizando intervenções.
Explicação: