4. Esse poema, embora relacionado ao indianismo, apresenta um tom mais lírico e confessional. Que sentimento domina o eu lírico? Justifique com elementos do poema.
*Na linguagem utilizada e no conteúdo, que elementos do poema mostram que ele pertence à primeira geração da poesia romântica?
5. O poema mostra um conflito entre duas formas de beleza feminina. Quais são elas e de que maneira cada uma é apresentada?
* Percebe-se, no poema, a valorização de um certo padrão de beleza em função do contexto cultural em que é ambientado. Explique.
6. O eu lírico se apaixona por uma mulher depois de ver seus olhos verdes. Que efeitos esse fato tem sobre ele? Explique.
7. A referência à beleza da amada é feita com base na cor de seus olhos. Que recurso o poeta utiliza para caracterizá-los?
a) Que elementos do poema indicam que o sofrimento do eu lírico já estava anunciado nos olhos da amada? Explique por quê.
b) Quem afirma, no poema, "Eram verdes sem esp'rança" e por quê?
8. Em todas as estrofes do poema há um mesmo refrão, com pequenas alterações. Transcreva-os no caderno.
a) A que tipo de poesia a presença do refrão nos remete?
b) O uso do refrão permite identificar uma certa influência literária na lírica de Gonçalves Dias que a distingue das outras obras desse autor. Que influência seria essa? Por que ela revela uma diferença em relação à produção indianista do autor?
Por favor alguém para ajudar...
Respostas
4. O sentimento de tristeza por Marabá domina o eu-lírico. Ela está triste por não ser desejada por nenhum índio. Os trechos que comprovam isso são:
"E as doces palavras que eu tinha cá dentro
A quem nas direi?
O ramo d'acácia na fronte de um homem
Jamais cingirei:
Jamais um guerreiro da minha arazóia
Me desprenderá:
Eu vivo sozinha, chorando mesquinha,
Que sou Marabá!"
Os elementos do poema que mostram que ele pertence à primeira geração da poesia romântica são:
> Sentimentalismo; descrição de Marabá como índia mestiça; metáforas com a natureza.
5. As duas formas de beleza feminina em conflito são:
A beleza da índia, com olhos bem pretos, pele cor de jambo e cabelos bem lisos e compridos.
A beleza da mestiça, com olhos esverdeados, pele clara e cabelos louros e ondulados.
O padrão de beleza indígena é valorizado, em razão da obra tentar valorizar a cultura indígena.
Sobre o poema "Olhos Verdes".
6. O eu-lírico nem sabe mais quem é ("Nem já sei qual fiquei sendo/ Depois que os vi").
7. O poeta utiliza o recurso da comparação, pois ele compara os olhos da amada a diamantes, ao mar e ao prado.
a) Os versos "Uns olhos por que morri", "Diz uma — vida, outra — morte".
b) Os amigos do eu-lírico, pois sabem que o que o eu-lírico vive é um amor não correspondido.
8. Os versos
"Mas ai de mim!
Nem já sei qual fiquei sendo
Depois que os vi!"
são como um refrão no poema.
a) O uso de refrão remete à poesia lírica, que era feita para ser cantada.
b) A influência da poesia lírica de Camões.
Essa influência que as obras de Gonçalves Dias também estavam preocupada em revela o íntimo dos seus personagens, tornando-se um diferencial em relação à produção indianista do autor.
Resposta:
4. O sentimento de tristeza por Marabá domina o eu-lírico. Ela está triste por não ser desejada por nenhum índio. Os trechos que comprovam isso são:
"E as doces palavras que eu tinha cá dentro
A quem nas direi?
O ramo d'acácia na fronte de um homem
Jamais cingirei:
Jamais um guerreiro da minha arazóia
Me desprenderá:
Eu vivo sozinha, chorando mesquinha,
Que sou Marabá!"
Os elementos do poema que mostram que ele pertence à primeira geração da poesia romântica são:
> Sentimentalismo; descrição de Marabá como índia mestiça; metáforas com a natureza.
5. As duas formas de beleza feminina em conflito são:
A beleza da índia, com olhos bem pretos, pele cor de jambo e cabelos bem lisos e compridos.
A beleza da mestiça, com olhos esverdeados, pele clara e cabelos louros e ondulados.
O padrão de beleza indígena é valorizado, em razão da obra tentar valorizar a cultura indígena.
Sobre o poema "Olhos Verdes".
6. O eu-lírico nem sabe mais quem é ("Nem já sei qual fiquei sendo/ Depois que os vi").
7. O poeta utiliza o recurso da comparação, pois ele compara os olhos da amada a diamantes, ao mar e ao prado.
a) Os versos "Uns olhos por que morri", "Diz uma — vida, outra — morte".
b) Os amigos do eu-lírico, pois sabem que o que o eu-lírico vive é um amor não correspondido.
8. Os versos
"Mas ai de mim!
Nem já sei qual fiquei sendo
Depois que os vi!"
são como um refrão no poema.
a) O uso de refrão remete à poesia lírica, que era feita para ser cantada.
b) A influência da poesia lírica de Camões.
Essa influência que as obras de Gonçalves Dias também estavam preocupada em revela o íntimo dos seus personagens, tornando-se um diferencial em relação à produção indianista do autor.