PERGUNTA 1 Quando se fala em burocracia, as pessoas já pensam na grande vilã das empresas, entretanto a burocracia é fundamental para a administração de empresas e necessária para organizar as atividades dentro de uma organização. Várias práticas das organizações públicas e privadas contemplam uma herança dos principais preceitos da teoria da burocracia. Por exemplo, a escolha baseada na meritocracia e competência técnica, sem interferências baseadas na pessoalidade. No setor público, todos os anos são milhares de vagas tanto no âmbito estadual, municipal ou federal. Nesse sentido, observando os principais preceitos da teoria da burocracia e sua aplicação nos dias atuais, aponte os pontos fortes e pontos fracos da sua aplicabilidade nos dias atuais.
ME AJUDEM POR FAVOR !!!!!
Respostas
Quando se fala em burocracia, as pessoas já pensam na grande vilã das empresas, mas na verdade a burocracia é basicamente a organização humana de forma racional.
Os pontos fortes e pontos fracos da sua aplicabilidade nos dias atuais temos como pontos fracos o fato de que a Teoria da Burocracia não considera o sistema de relações informais, que as organizações sofrem mudanças e influências constantes e que suas regras podem mudar de forma dinâmica.
Como os pontos fortes da Teoria da Burocracia temos a padronização dos processos administrativos, o que permite a estruturação e organização de uma organização com muitos participantes, sendo que os processos e rotinas mesmo em diferentes locais podem ser muito parecidas.
Abraços!
Os pontos fortes que se pode ver dessa teoria, nos dias atuais, é o respeito pelas regras visando um caráter mais racional, um padrão que visa garantir a ordem de andamento dos processos de trabalho, a meritocracia (alcançar um cargo maior por meio do merecimento), bem como as rotinas e procedimentos previamente estabelecidos que permite uma previsibilidade no funcionamento institucional. Contudo, as suas desvantagens se dá justamente por esse apego exagerado às regras que reduz a possibilidade de iniciativa e criatividade, é resistente a mudanças, a sua desconsideração da pessoa e a exaltação da impessoalidade também servem de exemplos, já que prioriza o sistema.